Categorias: Cultura

Fundação Teotônio Vilela será a nova gestora do memorial em homenagem ao menestrel das Alagoas

A Secretaria Executiva de Cultura assina amanhã às 10 horas, uma carta de intenção para a transferência da gestão do Memorial Teotônio Vilela à Fundação de mesmo nome.

A Secretaria Executiva de Cultura assina amanhã às 10 horas, uma carta de intenção para a transferência da gestão do Memorial Teotônio Vilela à Fundação de mesmo nome. A assinatura se dará no Memorial Teotônio Vilela, na praia de Pajuçara, durante a programação da XXIII Semana Teotônio Vilela.

De acordo com o secretário executivo de Cultura, Paulo Poeta, a assinatura é um processo natural, uma vez que o material a ser disponibilizado à visitação pública pertence à Fundação. Após a transferência, o governo fica responsável pelo repasse de recursos visando à manutenção do prédio, bem como pelo acompanhamento das atividades do memorial.

Linha do Tempo – Construído em abril de 2005, o Memorial, projeto de Oscar Niemeyer, é um reconhecimento político à corajosa pregação cívica de Teotônio em sua luta pela anistia, Constituinte e pelas Diretas-já.

Para contar um pouco dessa trajetória, o memorial apresenta duas exposições permanentes: a primeira, intitulada Linha do Tempo, traz dados biográficos e fotografias do Menestrel das Alagoas; a segunda, Frases Marcantes, que cita frases e discursos do Menestrel das Alagoas. O chapéu, a bengala e os óculos também ficam expostos.

Consta ainda da programação da XXIII Semana Teotônio Vilela a inauguração da biblioteca e da nova sede da Fundação e entrega de comendas a cidadãos que lutam pela Pátria, na Associação Comercial de Maceió, no bairro de Jaraguá, a partir das 20 horas. A noite será encerrada com shows de Fernanda Guimarães e Leureny.

Recentes