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Alagoanos não utilizam serviços do INSS via internet

Apesar dessas facilidades, apenas 67 dos 24.036 auxílios-doença, salários-maternidade e pensões por morte requeridos em 2005, em Alagoas, foram realizados pela Internet.

A Previdência Social disponibiliza para os cidadãos vários serviços de
atendimento eletrônico, que buscam oferecer mais comodidade e diminuir
o número de pessoas nas unidades do INSS. Apesar dessas facilidades,
apenas 67 dos 24.036 auxílios-doença, salários-maternidade e pensões por morte requeridos em 2005, em Alagoas, foram realizados pela Internet. Para
divulgar esses serviços, a Gerência Executiva do INSS em Alagoas
promoveu, na última sexta-feira, o seminário "Alternativas Efetivas de Acesso aos Serviços Previdenciários", no auditório do edifício sede do órgão, Rua
da Praia, 149, Centro de Maceió, das 8h30 às 17h30.

No ano passado, 38,7% das inscrições no Estado foram realizadas pelo
PREVNet, que oferece também outros 59 serviços, como solicitação de
benefícios, agendamento de perícia médica, autorização de débito em
conta da contribuição mensal à Previdência, simulação de cálculo de
aposentadorias, entre outros. No site, são encontradas, além de informações, toda a legislação sobre a Previdência Social.

Os cidadãos também podem recorrer ao PREVFone (0800 78 0191) para
inscrever-se na Previdência, atualizar o cadastro ou comunicar-se
diretamente com a Ouvidoria – canal aberto a informações, reclamações,
sugestões e elogios. Alguns serviços são prestados de forma automática,
pelo sistema de Unidade de Resposta Audível (URA), de segunda a sábado, 24 horas por dia. Em 2005, somente 104 inscrições foram realizadas via telefone em todo o Estado.