A decisão foi tomada depois da conversa entre representantes dos Estados e o Governo Federal, ontem, em Brasília, em que foi proposta a criação de uma Medida Provisória (MP) que vai atender às exigências da categoria.
Os funcionários do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) voltaram ao trabalho hoje, depois de quase um mês em greve. A decisão foi tomada depois da conversa com o Governo Federal, ontem, em Brasília, em que foi proposta a criação de uma Medida Provisória (MP) que vai atender às exigências da categoria. Os servidores pediam que o governo promovesse o reenquadramento da categoria com base na titularidade e no tempo de serviço, inclusive para os aposentados
Seis medidas provisórias estão sendo criadas pelo Governo e entram em vigor ainda esta semana, contemplando assim, cerca de 224 mil servidores ativos e inativos de órgãos como, Ministério da Saúde e Previdência Social, Funasa, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), IBGE, Instituto Nacional de Meteorologia, Hospital das Forças Armadas, Fundação Oswaldo Cruz e Tecnologia Militar.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Federais de Alagoas, Jorgelson Veras, dos servidores federais em greve em Alagoas, apenas o Ibama suspendeu a paralisação. Os demais órgãos: Ministério do Desenvolvimento Agrário, Funai, Incra e Cefet continuam com as atividades paralisadas por tempo indeterminado.
“Enquanto o Governo não quiser negociar com as demais categorias, a paralisação continua. Amanhã estaremos reunidos no prédio do Incra para fechar os portões com correntes. Esta semana o comando de greve decidiu fechar os portões e uma funcionária retirou as correntes, por isso amanhã, às 7h30 estaremos lá para reagir a ação arbitrária da servidora”, conta Veras.