Categorias: Política

Abílio participa de abertura de Seminário de Informação

O objetivo do evento é apresentar à sociedade, coletar, tratar e disponibilizar informações do interesse do planejamento e da pesquisa, integrando e aprimorando os serviços disponíveis e mantidos pelo governo de Alagoas.

O governador Luis Abílio participou nesta quinta-feira, no Palácio República dos Palmares, da abertura do I Seminário Estadual sobre o Sistema de Informação para Planejamento e Pesquisa, evento coordenado pela Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento. O objetivo do evento é apresentar à sociedade, coletar, tratar e disponibilizar informações do interesse do planejamento e da pesquisa, integrando e aprimorando os serviços disponíveis e mantidos pelo governo de Alagoas.

Na ocasião, o Instituto de Tecnologia de Alagoas (Itec) apresentou o projeto do portal que deliberará normas e metodologias para a construção de sítios e portais da administração pública direta e indireta.

O seminário contou com a presença de diversos funcionários públicos e de estudantes das áreas de Biblioteconomia, Administração, Informática e Comunicação Social das várias universidades de Alagoas.

“A apresentação dessa política e o programa de planejamento é a concretização da democratização da informação, cuja maior beneficiada é a sociedade, que passa a ter maior participação nas ações que vêm sendo desempenhadas pelo governo”, destacou Abílio, ao ressaltar que o trabalho é fruto da política de ajuste fiscal implantada em 1999, cuja base era o planejamento para tirar o Estado do atraso em que se encontrava.

“Para se ter uma idéia do quadro caótico que encontramos na época, a maioria dos funcionários públicos, inclusive os da área de Planejamento, não tinha cursos de treinamentos e reciclagem desde 1985, mas depois de 1999, com a visão de valorização do funcionalismo público implantada pelo governo, chegamos a essa evolução, com a velocidade que atualmente as pessoas dispõem por meios da Internet ou pela telefonia”, completou o governador.

“Nossa preocupação central com a apresentação é montar um centro de referência de informações e pesquisa na secretaria, para que as pessoas tenham informação de forma moderna e eficiente”, ressaltou o secretário de Planejamento e Orçamento, Márcio Pinto.

O seminário foi realizado durante toda a quinta-feira com debates com temas sobre a modernização das bibliotecas, requisitos operacionais do planejamento, ciência da informação e seus princípios, entre outros.