Categorias: Esporte

França pára na retranca suíça e é 1ª campeã sem vitória na estréia

A França é a primeira seleção do seleto grupo de campeãs mundiais que, até o momento, não conseguiu vencer na estréia da Copa. Nesta terça, a equipe de Zidane, Henry e companhia ficou no 0 a 0 com a defensiva Suíça em Stuttgart, em confronto válido pelo grupo G.

A França é a primeira seleção do seleto grupo de campeãs mundiais que, até o momento, não conseguiu vencer na estréia da Copa. Nesta terça, a equipe de Zidane, Henry e companhia ficou no 0 a 0 com a defensiva Suíça em Stuttgart, em confronto válido pelo grupo G.

Ao contrário de Alemanha, Inglaterra, Argentina e Itália, os franceses começam a Copa do Mundo com apenas um ponto e agora terão que correr atrás da classificação nas duas próximas partidas.

Na estréia na Copa, o técnico Raymond Domenech mandou a campo uma formação estreante, com Franck Ribéry no meio-campo, deslocado pela direita. O jogador de 23 anos, que jamais havia sido titular da seleção francesa antes, foi um dos mais participativos. No entanto, mostrou afobação em momentos de conclusão na frente e acabou substituído por Saha no segundo tempo.

Pela formação tática francesa adotada nesta terça, Thierry Henry começou a partida como único atacante de origem, assim como atua no Arsenal, com a companhia de cinco jogadores de meio-campo. Mas a estrela dos Bleus não conseguiu a desenvoltura que costuma exibir em gramados ingleses.

Zinedine Zidane, por sua vez, encontrou na partida uma dura e, às vezes, viril marcação dos suíços, que se revezaram o tempo todo para seguir o astro francês em campo. Por isso, pouco pôde fazer pela sua seleção.

Vitória assim do sistema defensivo suíço, que teve como destaque Senderos, praticamente perfeito em lance de desarmes e antecipação. Ofensivamente, porém, a equipe do técnico Jacob Kuhn mostrou uma série de limitações.

Mas, mesmo com uma postura assumidamente defensiva, a Suíça teve a melhor chance de gol do primeiro tempo. Aos 23min, Tranquillo Barnetta acertou a trave em cobrança de falta. No rebote, Alexander Frei, livre na pequena área, bateu por cima do gol de Barthez.

Os franceses responderam sete minutos depois, quando Ribéry, depois de boa tabela entre Zidane e Henry, bateu colocado por cima do gol de Zuberbuehler.

No lance mais polêmico do jogo, a França reclamou de pênalti quando Henry recebeu de Ribéry na área e chutou para a gol. A bola, no entanto, se chocou com o braço de Patrick Mueller. A arbitragem do russo Valentin Ivanov ignorou os pedidos de pênalti.

No segundo tempo, a França começou agredindo a Suíça com Vieira. Aos 3min, o volante recebeu de Henry na área e perdeu boa oportunidade, ao finalizar à esquerda de Zuberbuehler.

Num contra-ataque aos 19min, a Suíça teve boa chance de marcar. No lance, Gygax desviou cruzamento com a cabeça e exigiu grande defesa de Barthez. Os franceses responderam aos 27min, quando Henry desviou para fora um lançamento pelo alto.

No final das contas, muito pouco para conseguir a vitória. Os franceses, que não marcam desde a Copa de 1998, terão de partir para a recuperação na próxima rodada.

Depois do empate na estréia, a França volta a campo no próximo domingo para enfrentar a Coréia do Sul em Leipzig. Por sua vez, a Suíça faz seu segundo jogo na Copa do Mundo apenas na segunda-feira, diante de Togo, em Dortmund.