Categorias: Esporte

Austrália vence Croácia e chega às oitavas-de-final

Em um jogo muito disputado, a Austrália empatou em 2 a 2 com a Croácia, nesta quinta-feira, em Stuttgart, e avançou às oitavas-de-final como segunda colocada no Grupo F --o mesmo do Brasil, que terminou na liderança.

Em um jogo muito disputado, a Austrália empatou em 2 a 2 com a Croácia, nesta quinta-feira, em Stuttgart, e avançou às oitavas-de-final como segunda colocada no Grupo F –o mesmo do Brasil, que terminou na liderança.

Os australianos, que disputam uma fase final de Copa do Mundo pela segunda vez –participaram em 1974–, conquistaram classificação inédita à segunda fase.

Com a classificação assegurada, os australianos vão enfrentar nas oitavas-de-final a Itália, primeira colocada do Grupo E, segunda-feira, em Kaiserslautern.

Curiosamente, a Itália vai repetir o confronto do Mundial de 2002 travado contra o holandês Guus Hiddink, atual treinador da Austrália, que na ocasião dirigia a Coréia do Sul. Também nas oitavas, os sul-coreanos levaram a melhor e venceram por 2 a 1.

O jogo

Precisando da vitória, os croatas saíram em vantagem logo aos 2min. Numa cobrança de falta perto da entrada da área australiana, o ala Srna cobrou com perfeição e abriu o placar.

Com dois times muito fortes fisicamente, o jogo continuou com divididas duras e muita disputa pela bola. Aos 6min, os australianos reclamaram um pênalti em cima do atacante Viduka, que foi seguro dentro da área pelo zagueiro Simunic. O árbitro inglês Graham Poll deixou o jogo seguir.

Nos minutos seguintes, a Austrália pressionou em busca do empate, mas tinha dificuldade em criar chances de perigo.

Aos 29min, após cruzamento da direita, Cahill ganhou no alto da defesa croata, mas Pletikosa defendeu sem dificuldade. No lance seguinte, Kewell chutou de fora da área e Pletikosa espalmou.

De tanto insistir, os australianos chegaram ao empate aos 38min, quando Tomas colocou a mão na bola dentro da área ao tentar cortar um cruzamento –no mesmo lance, Cahill era empurrado por Simic. O zagueiro Moore bateu com categoria, 1 a 1.

A Croácia teve uma grande chance para desempatar pouco antes do intervalo, aos 43min, quando Prso invadiu a área e, livre, isolou a bola para fora.

Na etapa final, o panorama da partida mudou. Precisando vencer para chegar na oitavas, os croatas partiram em busca do segundo gol e empurraram os rivais em sua defesa.

Aos 11min, os croatas viraram num chute de fora da área do meia Niko Kovac, que contou com uma enorme colaboração do goleiro Kalac, que falhou num chute defensável.

A Austrália saiu para o ataque e quase empatou aos 26min, num chute de Kewell que o goleiro Pletikosa colocou para escanteio. Aos 30min, o croata Tomas, novamente, colocou a mão na bola num cruzamento, mas o árbitro, dessa vez, nada marcou.

Aos 33min, o gol que classificou a Austrália. Após cruzamento da direita, a bola sobrou para Kewell, que chutou forte de direita, sem chance de defesa.