Categorias: Brasil

Ministro confirma acordo com Japão para a TV digital

Hélio Costa disse que o ministro das Comunicações do Japão chega ao Brasil na próxima quinta-feira para participar de uma solenidade em que será feito o anúncio oficial da escolha brasileira.

O ministro Hélio Costa (Comunicações) confirmou à Folha Online que o governo brasileiro fechou um acordo com Japão sobre a implantação do sistema brasileiro de TV digital.

O acordo prevê o uso de tecnologia japonesa com a incorporação de inovações desenvolvidas por pesquisadores brasileiros. Reportagem da Folha de S.Paulo noticiou a escolha do padrão japonês para a TV digital no início de março.

O ministro destacou que foram feitas negociações técnicas, mas que a palavra final e o anúncio oficial caberão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Hélio Costa disse que o ministro das Comunicações do Japão chega ao Brasil na próxima quinta-feira para participar de uma solenidade em que será feito o anúncio oficial da escolha brasileira.

Vazamento

O vazamento da informação do acordo com o Japão surpreendeu o governo brasileiro, segundo apurou a Folha Online. Segundo informou hoje o representante do padrão japonês no Brasil, Yasutoshi Miyoshi, a comunicação do acordo foi feita ontem pela manhã pelo diretor do departamento de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica do Itamaraty, embaixador Antonino Marques Porto e Santos, em telefonema para o embaixador do Japão no Brasil, Takahiko Horimura. A notícia também foi publicada hoje pelo jornal econômico japonês ‘Nihowkeizai Shimbun’.

No telefonema, o representante do governo brasileiro informou que a proposta negociada foi acolhida nesta semana, quando técnicos japoneses estiveram no Brasil.

O representante do padrão japonês evitou dar detalhes do documento que será assinado provavelmente no próximo dia 29, quando deve ser feito o anúncio oficial e a formalização da escolha do padrão japonês.

Ele disse que as inovações desenvolvidas pelos pesquisadores brasileiros deverão ser incorporadas ao sistema a ser adotado no país e sua compatibilidade estudada com o sistema japonês.

O documento para a escolha do padrão tem cerca de oito pontos e trata também do financiamento do JBIC (banco japonês de fomento) para a implantação da TV digital no Brasil e sobre a proposta de trabalho conjunta para viabilizar a modernização da indústria eletrônica brasileira.

Sobre a instalação de uma fábrica de semicondutores (chips) no Brasil, há o compromisso de formação de mão-de-obra especializada e criação de condições no país que viabilizem a implantação dessa indústria.

Miyoshi afirmou que a escolha brasileira é importante porque o Japão tem interesse em convencer outros países da América do Sul a também adotar o sistema.

Segundo ele, após o Brasil escolher o sistema, que hoje está em funcionamento apenas no Japão, cresce a possibilidade de conquista de novos mercados.