Categorias: Política

Semana de convenções selam destinos políticos no Estado

Amanhã será o ponta-pé inicial para os destinos políticos do Estado de Alagoas. Todos os partidos que almejam um lugar ao sol nas eleições 2006 se reúnem para costurar alianças, confabular hipóteses e decidir os nomes para a sucessão estadual e a corrida legislativa pelas cadeiras da Casa Tavares Bastos.

Amanhã será o ponta-pé inicial para os destinos políticos do Estado de Alagoas. Todos os partidos que almejam um lugar ao sol nas eleições 2006 se reúnem para costurar alianças, confabular hipóteses e decidir os nomes para a sucessão estadual e a corrida legislativa pelas cadeiras da Casa Tavares Bastos.

As reuniões começaram pelo Centro de Convenções, no bairro de Jaraguá. No local, PSDB, PMDB e PDT estarão convocando seus correligionários para definir a composição política e sortear os números dos candidatos a deputado estadual e federal.

No campo majoritário, deve ser anunciado o nome de Teotônio Vilela para o Governo do Estado, uma vez que este já figura como pré-candidato da situação, com apoio do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL). As três legendas devem mesmo forma a base da situação e lançarem um projeto de continuidade do Governo Lessa.

Do outro lado da disputa polarizada está o PTB de João Lyra, que se reúne com os correligionários no próximo dia 29, para confirmar seu nome como candidato a ocupar a cadeira de Luis Abílio (PDT).

Lyra espera também pelas decisões do PMN de Celso Luiz, o atual vice da chapa de oposição. A convenção do PMN – que reúne 16 deputados estaduais – acontece dia 30. No entanto, os números já estão sorteados. Serão lançados pelo menos 10 candidatos a deputado estadual e um a federal, que é Francisco Tenório.

O dia 30 deste mês também foi escolhido pelo PPS, PFL, PTN, PL e PSC para suas convenções. O PPS fará a reunião na própria sede do partido, no Poço. Os pefelistas farão a convenção na sede da legenda, na Jatiúca, para indicar o deputado Nonô para o Senado. O PTN se reúne na Câmara Municipal, PL, na sua sede, no Barro Duro, bem como o PSC, em Bebedouro.

PSOL

Ainda hoje, senadora Heloisa Helena, que deixa o Senado Federal este ano, será lançada como a candidata à Presidência da República, em reunião do PSOL na Serra da Barriga, em União dos Palmares. Esta será a primeira eleição da qual o partido irá participar. A convenção começa agora pela manhã e deve durar todo dia.

Além de Helena, o partido lança em Alagoas o candidato ao governo Ricardo Barbosa e para o Senado Federal, o professor universitário Otávio Cabral, além dos candidatos à Assembléia Legislativa e Câmara Federal.

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores – conforme o deputado estadual Paulo Fernando dos Santos, o Paulão – deve se reunir amanhã, já que a direção nacional se reúne hoje. “Decidimos acatar as decisões do diretório, então vamos esperar”. Em Alagoas, a sindicalista Lenilda Lima é candidata ao governo. O PT tenta costurar uma terceira via com o PCdoB, que anunciou apoio total, e ao PV, que anda indeciso nos rumos a serem tomados.

A convenção do PT acontece no Clube dos Engenheiros, no bairro do Farol. O PSDC encerra o fim de semana de convenções. Os partidários do cristianismo estarão reunidos no Hotel Ponta Verde no domingo para confirmar o nome de Eudo Freire para disputar a sucessão de Luís Abílio em outubro.