Categorias: Economia Interior

BNB conclui implantação do Programa Agroamigo

Luís Sérgio destaca que o Agroamigo está contribuindo para a diversificação das atividades financiadas, que vão desde as tradicionais como bovinocultura e ovinocaprinocultura até serviços no meio rural.

O processo de implantação do Programa de Microcrédito Produtivo Rural Orientado do Banco do Nordeste, Agroamigo, acaba de ser concluído. Agora, o Programa já está em funcionamento em 170 agências do BNB.

Desde o início de sua operacionalização, em 2005, até abril deste ano, já foram contratados R$ 33,2 milhões, distribuídos em mais de 34 mil operações de crédito. Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B), e destinam-se aos produtores com renda bruta anual familiar de até R$ 2 mil.

Para o superintendente de Microfinanças e Programas Especiais do BNB, Stélio Gama, o Agroamigo vem possibilitando um acesso mais ágil e simplificado ao crédito. “A criação do Programa resultou de estratégia para ampliar as condições de atendimento aos agricultores familiares, com implementação de metodologia que prevê tratamento personalizado aos clientes, com a inclusão de orientação técnica, objetivando assim melhores resultados no apoio à agricultura familiar e nas práticas operacionais da Instituição”, afirma Stélio.

Assessores de microcrédito

Os clientes do Programa são atendidos por assessores de microcrédito rural, que são técnicos agrícolas funcionários do Instituto Nordeste Cidadania. Geralmente oriundos da própria região, eles possibilitam uma maior proximidade com os clientes, onde as propostas são adaptadas à sua realidade econômico-financeira e às condições de solo e clima dos estabelecimentos familiares.

Atualmente, há 352 assessores, que foram selecionados e treinados para o desempenho da função. Ao todo, eles participaram de 14 Cursos de Formação de Assessores de Microcrédito Rural.

Além disso, o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) disponibilizou recursos para aquisição de motocicletas, cedidas em comodato ao Instituto Nordeste Cidadania, para auxílio ao trabalho dos assessores, que necessitam de transporte diário para acompanhar e orientar as atividades dos clientes. A iniciativa foi resultado de uma parceria firmada entre o MDA, Prefeituras da região e Instituto Nordeste Cidadania. Até o momento, os assessores dispõem de 41 motocicletas. Em breve, serão adquiridas mais 15, e já existem recursos assegurados para a aquisição de outras 80 motocicletas com base no mesmo convênio.

Metodologia diferenciada

“O Agroamigo tem como premissa principal a adoção de uma metodologia de microcrédito rural, baseada no crédito orientado, na diversificação da carteira, e que o prazo concedido, o número de parcelas e o valor não sejam padronizados, sendo distintos para cada empreendimento”, afirma o gerente do Ambiente de Gerenciamento do Pronaf e Programas de Crédito Fundiário do BNB, Luís Sérgio Machado.

Ele informa que 62% dos financiamentos contratados foram realizados com prazo inferior ao máximo definido pelas regras do Pronaf B. “Essa mudança qualitativa reflete o fato de que as condições de prazo do financiamento estão sendo contempladas de acordo com a real necessidade da atividade financiada”, explica.

Diversificação

Luís Sérgio destaca que o Agroamigo está contribuindo para a diversificação das atividades financiadas, que vão desde as tradicionais como bovinocultura e ovinocaprinocultura até serviços no meio rural.

“Merecem destaque o atendimento de atividades não-agrícolas, notadamente aquelas conduzidas pelos jovens e mulheres, com destaque para o artesanato e comércio no meio rural, tendo em vista serem atividades que complementam a renda familiar do agricultor, geram ocupação no campo e principalmente não dependem diretamente das condições climáticas da região”, ressalta Luís Sérgio.

Histórico

Há cerca de dois anos, o Banco do Nordeste lançou uma proposta de atuar com o segmento de microcrédito rural, inspirado pela experiência exitosa obtida com o trabalho desenvolvido com microcrédito urbano – Crediamigo. Dessa forma, no segundo semestre de 2004 deu início no estado do Piauí, ao projeto-piloto de microcrédito rural, nas agências de Oeiras e Floriano.

Em 2005, em virtude dos bons resultados alcançados, o então projeto-piloto foi transformado em Programa de Microcrédito Rural e denominado Agroamigo. Neste mesmo ano foi implantado em mais 75 agências, distribuídas em todas as superintendências do BNB.