Objetivo é criar programas e projetos voltados para a melhoria do ensino
A Coordenadoria de Educação e do Projeto de Avaliação e Estudos Educacionais da Secretaria Executiva de Educação realiza hoje e amanhã, às 9 horas, no auditório do Maceió Mar Hotel, o II Seminário Alagoano de Avaliação Educacional.
Na ocasião serão socializados os dados da pesquisa realizada em outubro de 2005, sobre o Sistema Educacional de Alagoas, referentes aos testes de Língua Portuguesa e Matemática aplicados a alunos de 4ª e 8ª série da rede pública de ensino e questionários socioeducacionais voltados para os alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e pais. Em seguida, especialistas em educação irão apresentar os resultados e os indicadores da Língua Portuguesa e Matemática.
O evento reunirá 400 profissionais, entre professores de Língua Portuguesa e Matemática, assessores pedagógicos, coordenadores regionais de ensino, secretários de educação dos municípios alagoanos e representantes de secretarias de Educação do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que apresentarão experiências em avaliação de sistema dos seus respectivos estados.
Representantes do MEC/Inep e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), Francisco Creso, também estarão presentes.
A coordenadora do Curso de Educação a Distância do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesp) e ex-coordenadora de Projetos em Educação da Unesco, prof. Dra. Alvana Bof, fará uma explanação da avaliação educacional e políticas públicas.
“A finalidade do seminário é apoiar o Estado e os municípios na formulação de suas políticas educacionais, que são desenvolvidas a partir das informações coletadas sobre alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e pais de alunos”, explica a gerente do Projeto de Avaliação Educacional, Maria de Fátima Lima.
Sistema – Cerca de 17.237 alunos pertencentes a 814 escolas responderam a questões referentes ao caderno de testes do seminário Os estudantes de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental da zona rural e urbana responderam os cadernos com questões de múltipla escolha das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Os professores, coordenadores pedagógicos e diretores também foram avaliados. Eles responderam questionários que abordam o trabalho em sala de aula, mecanismos de gestão e infra-estrutura da escola. Os pais informaram sobre características socioculturais e as relações com a vida educacional de seus filhos.
Programação – Nesta quinta, às 9h30, será feito o lançamento dos cadernos pedagógicos e a entrega de relatórios seminário realizado em 2005. Em seguida, especialistas em educação irão apresentar os resultados e os indicadores da Língua Portuguesa e Matemática. À tarde, haverá a socialização dos resultados da prova em todo o país, com palestras sobre avaliação educacional e políticas públicas e a qualidade de ensino.
Às 15h, as palestras voltam-se para a coordenação, avaliação educacional e políticas públicas e o serviço da qualidade do ensino. O pós-doutor em Física pela Universidade de Boston e secretário-adjunto de Educação, prof. Roberto Jorge Vasconcelos dos Santos; a dra. em Educação pela George Washington University, profª. Alvana Bof, e a dra. em Educação pela Unesp, profª. Edna Bertoldo, ministrarão as palestras.
No segundo dia de encontro, as palestras terão como foco os dados socioeconômicos e educacionais do seminário. Com a participação do mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, prof. Julio Jacobo; a doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, profª Maria Maciel, prof. Cleyton Gotijo, doutorando em Psicologia, pela Universidade de Brasília. Às 14h, serão iniciadas as mesas-redondas. Estados convidados irão relatar suas experiências em avaliação de sistemas educacionais e desempenho. O encerramento está previsto para as 17h30.