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Defesa Social inaugura telecentro

A Secretaria de Defesa Social de Alagoas inaugurou – na manhã de hoje – um telecentro para as forças de segurança pública, com o objetivo de capacitar o efetivo da instituição com cursos e palestras interativas.

Alagoas 24 Horas

Cúpula da Secretaria de Defesa Social lança telecentro

A Secretaria de Defesa Social de Alagoas inaugurou – na manhã de hoje – um telecentro para as forças de segurança pública, com o objetivo de capacitar o efetivo da instituição com cursos e palestras interativas.

O telecentro é parte do projeto Segurança Pública e Educação ao Alcance de Todos e conta com verbas federais. Começou a ser discutido na antiga gestão da Defesa Social e só foi concluído este mês. O objetivo – conforme assessoria de imprensa – é dotar os estados de um ambiente de ensino digital para comunicação e informação, além de consolidar as políticas de segurança pública.

Conforme o secretário de Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos, apenas as aulas presenciais já não atendem a necessidade da segurança pública, sendo importante – portanto – ultrapassar as fronteiras.

Os fatores custo, tempo e disponibilidade nem sempre permitem investimentos individuais para o aperfeiçoamento dos profissionais que compõem a secretaria.“A utilização de novas tecnologias aplicadas à educação, notadamente a televisão por satélite, e a rede Internet, proporcionam a disseminação do conhecimento para contingentes cada vez maiores, com redução de custos na medida em que cresce o número de participantes no aprendizado. Isso justifica o investimento inicial com equipamentos, rede de comunicação e desenvolvimento de conteúdos”, justifica.

O Telecentro de Segurança Pública é um projeto que compõe o Programa de Ensino à Distância, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e é voltado para os 27 Estados da Federação, visando promoção do conhecimento dos servidores das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Centro de Perícias Forenses, secretarias de Ressocialização e de Cidadania.

Segundo o coordenador do projeto, tenente-coronel Marcos Vinicius, são duas salas que compõe o telecentro, uma com 12 computadores interligados a um sistema de segurança pública e outra para as videoconferências. “Contamos com três canais que trazem palestras e cursos, que podem ser gravadas em Cds quando solicitado pelos policiais e eles levam para casa para estudar e se capacitarem. Sabemos que muitas vezes, os nossos funcionários não possuem o tempo necessário, nem o incentivo e por isto ações como estas são muito importantes para a Defesa Social”, colocou o tenente-coronel.

“É um ambiente simples, que provoca o prazer do aprendizado. Vencemos distâncias e mergulhamos em um novo modelo. Estamos reaprendendo a aprender, porque é a informatização da segurança pública ainda é novo para muitos, mas é necessário. É mais que uma capacitação é estar dentro da nova linguagem do mundo”, complementou.