Categorias: Educação Maceió

Semed discute implantação do Pólo de Ciência e Tecnologia de Maceió

Na ocasião, foi apresentado todo o projeto à secretária, que pretende atender em princípio estudantes de 5ª a 8ª séries e posteriormente, com expansão para a comunidade.

A secretária municipal de Educação, Betânia Toledo, esteve reunida com a equipe da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT) hoje, para debater a implementação do projeto que pretende implantar um pólo de incentivo à Ciência e Tecnologia voltado para estudantes das escolas do município. Na ocasião, foi apresentado todo o projeto à secretária, que pretende atender em princípio estudantes de 5ª a 8ª séries e posteriormente, com expansão para a comunidade.

De acordo com Betânia Toledo, o trabalho será uma forma de auxiliar o aprendizado dos estudantes e poderá revelar talentos para no futuro, atuarem na área da pesquisa. Será instalado em princípio um laboratório de informática e uma biblioteca, em um espaço fornecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), ainda a ser definido.

Serão também capacitados 20 professores de matemática da rede municipal, numa oficina mediada por professores da área de Ciências da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Após as formações com os educadores, o curso terá início. A SECT também participará promovendo oficinas durante o projeto, visando explorar as potencialidades locais. Como aconteceu em Porto de Pedras, cidade do litoral norte do Estado, onde ocorreu uma oficina de Microbiologia, para o estudo de algas marinhas com predominância na região.

O projeto, segundo o coordenador José Lima Filho, abre novas possibilidades de futuro para o adolescente. Para ele, o Estado tem a deficiência em não oferecer programas para formação de cientistas, ao contrário de outras áreas, como o esporte, na qual existe todo um subsídio para os futuros atletas. Maceió está entre as nove cidades escolhidas pela SECT por critérios de influência regional; futuramente, pretende ser expandido com a criação de pólos em outras cidades.

Na Capital, a Semed discutirá com a Prefeitura para iniciar na segunda semana de agosto. A equipe do Departamento de 5ª a 8ª séries da Semed fará o planejamento e selecionará os educadores para o projeto.