Categorias: Esporte

Atletas alagoanos rumam às Olimpíadas Universitárias

A delegação alagoana teve um dos melhores desempenhos nas Olimpíadas Universitárias no ano passado. Encerrou sua participação com 12º lugar no Troféu Eficiência (classificação geral), entre os 23 estados participantes.

Brasília (DF) sedia nos dias 22 a 29 de julho a etapa nacional das Olimpíadas Universitárias, antigos Jogos Universitários (Jubs). A competição vai reunir aproximadamente 3200 participantes, sendo cerca 2 mil alunos de 215 entidades de ensino superior, que vão competir em oito modalidades esportivas, individuais e coletivas são elas: xadrez, atletismo, natação, judô, vôlei, handebol, basquete e futsal.

A delegação alagoana é composta por aproximadamente 150 pessoas, entre dirigentes, técnicos e atletas. As instituições de ensino que serão representadas por seus atletas nos jogos serão: Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Faculdade de Alagoas (FAL) e Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac) e Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas (Ibesa) e Centro de Ensino e Aprendizado de Alagoas (Ceap). Os ônibus com as equipes parte amanhã, às 19h, da FAL, onde representantes de instituições de ensino, pais e amigos despedem-se dos atletas. A delegação alagoana conta com o apoio da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer.

As Olimpíadas Universitárias são fruto de uma parceria entre o Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o Comitê Olímpico Brasileiro. Surgiu com o objetivo de revitalizar as competições universitárias e promover a prática esportiva nas universidades públicas e privadas do país.

Jubs 2005

A delegação alagoana teve um dos melhores desempenhos nas Olimpíadas Universitárias no ano passado. Encerrou sua participação com 12º lugar no Troféu Eficiência (classificação geral), entre os 23 estados participantes.

Judô – Ediglydson Silva Oliveira, aluno de Educação Física do IBESA conquistou o bronze na categoria meio pesado, de 90 a 100 kg.

Basquete – A seleção masculina da FAL, comandada pelo professor Pedrinho alcançou a 4ª colocação. A equipe teve ainda o quarto e quinto cestinhas da competição, Walldson Tenório e Márcio José, respectivamente. A equipe feminina, da mesma instituição de ensino ficou em 12º lugar.

Natação – Núbia Leite da FAL conquistou o 4º lugar nos 1500 m livres. Na mesma prova outra alagoana, Noemia Costa obteve o 7º lugar.

Handebol – A equipe de handebol masculino da Ufal, foi prejudicada pela arbitragem dos jogos que deixou de marcar importantes penalidades contra alguns de seus adversários, no geral alcançou a 7º colocação. No feminino, o Cesmac obteve o 8º lugar.

Futsal – O grupo feminino (Cesmac) ficou em 8º lugar e o masculino (Ufal) em 16º.

Xadrez – Só teve representação no masculino, que obteve a 4º colocação.

Vôlei – O grupo feminino (FAL) ficou em 15º e o masculino, da mesma instituição em 16º.

Atletismo – Os melhores resultados foram nos 400m com barreira (4º lugar) e no lançamento de disco (5º lugar).