Categorias: Polícia

Mandante do assassinato de Renildo dos Santos vai a julgamento amanhã

Está confirmado para amanhã, às 8 horas, no Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, o julgamento do fazendeiro José Renato Fragoso Cavalcante, de 72 anos.

Está confirmado para amanhã, às 8 horas, no Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, o julgamento do fazendeiro José Renato Fragoso Cavalcante, de 72 anos. Ele é acusado de ser o mandante do assassinato do vereador Renildo José dos Santos, crime ocorrido em março de 1993. O júri popular será presidido pelo juiz da 9ª Vara Criminal da Capital, José Braga Neto.

De acordo com o magistrado, o julgamento, por conter um processo volumoso, pode se estender até o dia seguinte. Braga Neto explicou que, além disso, as partes podem pedir nova leitura do processo, ou ainda solicitar a leitura de alguma peça processual que seja do seus interesses. "Mas, de minha parte, farei tudo para que o julgamento seja concluído no mesmo dia. Porém, estamos preparados para que possa se estender até o dia seguinte", reforçou Braga Neto.

Esta é a terceira vez que o julgamento de José Renato é remarcado. A primeira data foi marcada para 24 de abril último, quando o julgamento teve que ser adiado porque o réu passou mal e precisou ser hospitalizado por conta de uma isquemia cerebral.

Na antevéspera da segunda data do julgamento, que deveria acontecer no dia 30 de abril, os advogados da defesa, José Maria Bispo e José Costa, comunicaram ao juiz que estavam abandonando o caso. O advogado Welton Roberto assumiu a defesa e pediu para o magistrado um prazo de 72 horas para analisar o processo. Essa ação fez com que o júri fosse remarcado para o próximo dia 26.

Os militares acusados de serem os autores materiais da morte do vereador já foram julgados. O subtenente Luiz Marcelo Falcão e o cabo Paulo Jorge de Lima foram condenados a 18 anos e seis meses de prisão em regime fechado e o soldado Virgílio Araújo foi considerado inocente pelo conselho de sentença.