O candidato ao Senado de Alagoas pelo PFL, José Thomaz Nonô, ouviu, as reivindicações dos atletas que fazem parte da Federação Alagoana de Basquete e apresentou os projetos que pretende implantadar na área esportiva no Senado Federal.
O candidato ao Senado de Alagoas pelo PFL, José Thomaz Nonô, ouviu, as reivindicações dos atletas que fazem parte da Federação Alagoana de Basquete e apresentou os projetos que pretende implantadar na área esportiva no Senado Federal, a maioria em conjunto com o candidato ao governo, João Lyra.
Entre eles, Nonô destacou a criação de uma Secretaria de Esportes “que efetivamente funcione” e departamentos específicos para tratar de cada modalidade esportiva. O candidato da coligação Alagoas Mudar Para Crescer revelou que o Plano para o Esporte elaborado pelo vereador Eduardo Canuto e apresentado por João Lyra, foi, pela primeira vez na história de Alagoas, “discutido previamente”.
“Vou cobrar, particularmente, do governador João Lyra empenho para que ele cumpra as ações contidas naquele Plano”, contou, revelando que, como deputado federal, apresentou emendas para a construção de ginásios em quatro cidades do interior de Alagoas, além de beneficiar mais de 40 municípios com recursos destinados para projetos esportivos. “No Senado, se traçam as grandes leis e posso assegurar que vou cobrar o máximo de empenho para que nosso governador garanta sua execução”.
Respondendo às perguntas dos atletas, Nonô disse que pretende construir praças públicas através de um programa específico do Ministério dos Esportes, que prevê verbas federais para a implantação de praças com quadras poliesportivas. “Proporcionar acesso ao esporte gratuito para a população não é um favor, mas uma obrigação do Estado e o que queremos é fazer e dar condições de funcionamento”, informou, comentando sobre áreas públicas que existem em Alagoas, mas que não funcionam por total falta de condições e de empenho de parte dos responsáveis. “Além disso, o Estado tem que ter um cronograma eficiente, deve dar assistência aos atletas e, acima de tudo, colocar em cada esporte pessoas estritamente ligadas a ele”.
A Federação Alagoana de Basquete abriga cerca de 300 alunos nos três horários, com aulas e treinos inteiramente grátis. Também dá oportunidade para que 100 portadores de necessidades especiais (síndrome de Down) possam praticar o esporte.
Nonô se disse realizado, por falar a um público jovem, onde a maioria ainda não tem nem idade para votar. “Falo para jovens que não votam, porque acredito que o esporte seja o melhor caminho para se formar cidadãos”, revelou, se dizendo um desportista. Foi campeão pernambucano, alagoano e paulista de tênis de mesa; vice-campeão universitário de futebol de salão e campeão alagoano de basquete.
José Thomaz Nonô prestigiou, à tarde, a festa organizada pelo Departamento de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde, em homenagem a São Cristóvão, padroeira dos motoristas. O candidato ao Senado garantiu ouvir e, na medida do possível, atender os anseios da categoria e citou como exemplo de boa administração o trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Cícero Almeida à frente da Prefeitura de Maceió, conduzido ao cargo pela população.
Nonô reafirmou que vota em João Lyra para o governo, comentando que Alagoas se tornou um Estado tão miserável que um empresário tão bem sucedido, gerador de empregos e rico já pode ser considerado “um semi-deus”. “João Lyra é o segundo empregador do Estado, não tem herdeiro político e, portanto, quer, unicamente, buscar o que for melhor para Alagoas. Disso eu não tenho nenhuma dúvida”. A comemoração aconteceu no Clube Municipal, em Jacarecica, onde estiveram presentes mais de 200 funcionários da Secretaria