Na França, o primeiro compromisso será renovar o projeto Blonde D’Aquitaine, que transformará Alagoas em foco da disseminação da raça bovina para o Nordeste brasileiro.
O governador Luis Abílio viaja à Europa no próximo dia 5 de agosto, onde irá viabilizar diversos assuntos de interesse do Estado. Em Portugal, a convite do cineasta Francisco Manso e do presidente da Câmara da cidade de Viana do Castelo, António Moura, assinará os termos de Cooperação Econômica e do Audiovisual, que irão viabilizar as filmagens de dois longas-metragens no Estado.
Na França, o primeiro compromisso será renovar o projeto Blonde D’Aquitaine, que transformará Alagoas em foco da disseminação da raça bovina para o Nordeste brasileiro.
O cineasta Francisco Manso já esteve em Marechal Deodoro, fazendo algumas cenas do filme “Ilha dos Escravos”. Agora têm outros dois projetos que inclui Alagoas, um deles é o filme “Caramuru” e outro sobre Zumbi dos Palmares.
De Portugal, a comitiva alagoana seguirá para Bordeaux e região D’Aquitaine, na França. Há dois anos, o governo de Alagoas vem fortalecendo a parceria com a região D’Aquitaine.
“Antes, o Estado importava sêmen da raça Blonde e, a partir da assinatura deste convênio, passará à condição de produtor”, explicou o secretário coordenador de Desenvolvimento Econômico, Arnóbio Cavalcanti, adiantando que a fronteira de produção do gado será ampliada para as regiões do Agreste e Semi-Árido alagoano. “Hoje, os 52 produtores da raça Blonde estão concentrados no Litoral Norte e na Zona da Mata do Estado”.
Ainda na área econômica, o governo francês dará apoio ao Arranjo Produtivo do Biodiesel, oferecendo tecnologia de química fina desenvolvida pela Universidade de Bordeaux. A partir desta nova metodologia, será possível agregar outros valores à cadeia produtiva do APL, além da produção de óleo combustível.
Outro convênio viabilizará uma parceria entre a Universidade de Bordeaux e a Fundação Universidade Estadual de Alagoas (Funesa) para a formação de professores. “Este é um reforço da parceria já instituída entre Alagoas e Bordeaux”, explicou Cavalcanti.
A parceria com a França ainda possibilitará a Alagoas a transformação de uma fazenda de propriedade do governo, em Santana do Ipanema, em parque natural. Técnicos do governo francês virão para Alagoas analisar a área para desenvolver o projeto.
Acompanham o governador Luis Abílio na viagem os secretários de Comunicação, Joaldo Cavalcante, e de Desenvolvimento Econômico, Arnóbio Cavalcanti.