O prazo para ajuste das empresas termina hoje (31). A informação é da gerente de produtos especiais da Anvisa, Antônia Aquino. “A lei estabelece como primeira penalidade uma notificação, onde a empresa é informada a adequar o rótulo do alimento”, disse Antônia Aquino.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) começará amanhã a notificar as indústrias que não adequarem os rótulos dos alimentos fabricados de acordo com a nova legislação de rotulagem nutricional. O prazo para ajuste das empresas termina hoje (31). A informação é da gerente de produtos especiais da Anvisa, Antônia Aquino. “A lei estabelece como primeira penalidade uma notificação, onde a empresa é informada a adequar o rótulo do alimento”, disse Antônia Aquino.
Pela resolução da Anvisa, deverão estar no rótulo dos alimentos informações como a quantidade de gordura trans, de carboidratos, de proteínas, de gorduras totais, de gorduras saturadas, de fibra alimentar e de sódio, além do valor energético. Entretanto, segundo Antônia Aquino, até 31 de dezembro, ainda será possível encontrar produtos sem essas informações nas gôndolas dos supermercados. “Os produtos fabricados até hoje – pode ser que haja produto sem rotulagem nutricional, e esse produto pode ficar no mercado até o final do prazo de validade”, afirmou.
A gerente da Anvisa explicou que a regra vale também para produtos importados. “A rotulagem nutricional visa fazer com que o consumidor compare os alimentos e opte por aqueles mais saudáveis, que tenham menores quantidades de gorduras saturadas, de gorduras trans e também de soja”, explicou.
Antônia Aquino informou ainda que uma cartilha será feita para orientar o consumidor na hora de comprar os produtos. “Para que o consumidor, ao ir fazer as compras no supermercado, possa levar esse manualzinho”, esclareceu.