O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais com treinamento em desenho e projeto urbano para lidar com problemas complexos referentes a questões de desenvolvimento, forma e espaços urbanos para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.
As inscrições para a Especialização em Desenho Urbano, que seriam encerradas em 11 e agosto, foram prorrogadas até 25 de agosto. O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais com treinamento em desenho e projeto urbano para lidar com problemas complexos referentes a questões de desenvolvimento, forma e espaços urbanos para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.
É um estímulo para compreender os processos de produção do desenho urbano e propor resoluções para os principais problemas. A intenção é preparar profissionais que pensem a cidade de forma mais humanizada, levando em conta questões de segurança, conforto, convívio social, etc. para elaboração do projeto urbano de forma abrangente, que considere as diferentes interações entre as formas da cidade e os seus cidadãos.
Ao planejar as edificações de uma cidade, é preciso levar em conta os aspectos relativos às atividades econômicas, o uso social, sua relação com o ambiente natural, a percepção espacial, a legislação urbanística e a história do urbanismo, da arquitetura e da cidade. É essa a tendência atual dos estudos de urbanismo, para superar a visão fragmentada do crescimento das cidades, sem considerar o contexto social e econômico.
A Carga Horária é de 360 h, com duração de um ano. O público alvo são os diplomados em Arquitetura e Urbanismo. O Corpo doscente é formado por 08 Doutores, 08 Mestres e 07 Especialistas. São 25 vagas. Para a inscrição são necessários os seguintes documentos: Diploma de graduação, histórico, curriculum vitae, RG, CPF, comprovante de pagamento da taxa de inscrição, carta de recomendação. Maiores informações pelo telefone 3214-1284 ou email gepur@ctec.ufal.br