Categorias: Notícias

Incra libera mais de R$ 1,5 milhão para famílias sem-terra

Os recursos são de verbas federais e vão atender 200 famílias da Fazenda Belo Horizonte, conhecida como Onça, em Novo Lino.

Alagoas24horas

MTL recebeu doações de alimentos nesta tarde

Na reunião desta tarde, entre representantes do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Gilberto Coutinho, anunciou a liberação de mais de R$ 1,5 milhão à famílias sem-terra.

Os recursos são de verbas federais e vão atender 200 famílias da Fazenda Belo Horizonte, conhecida como Onça, em Novo Lino.

“Esse dinheiro servirá para a construção de casas e para o início da instalação dessas famílias como assentadas da reforma agrária”, disse o superintendente.

Entre outros assuntos discutidos, também estiveram a liberação de cestas básicas e questões agrárias em Atalaia. Para reivindicar essas questões, cerca de 500 sem-terra chegaram em Maceió ontem e estão deixando a capital nesta noite.

De acordo com a coordenadora do MTL, Eliane Silva, na próxima terça-feira, às 10h, está marcada uma reunião com o governador Luis Abílio, para discutir a pauta urbana.

Sobre a pauta urbana, o principal ponto de reivindicação é a construção de 500 casas populares, que de acordo com Eliane Silva, os recursos já foram liberados pelo Governo Federal, mas o movimento não soube de nenhum planejamento das obras.

O movimento também volta a se encontrar com o Incra na tarde da terça-feira, quando espera o relatório de terras improdutivas no Estado.

Alimentação

Ontem à noite, o movimento reuniu cerca de 50 integrantes para pedir doações de alimentos no supermercado Bompreço, da Buarque de Macedo. Segundo a coordenadora do MTL, a direção do supermercado disse que não poderia doar alimentos naquele momento, mas acionou a Associação de Supermercados.

“Eles nos atenderam e disseram que trariam um caminhão com doações”, disse Eliane Silva. No caminhão, que chegou na praça Sinimbú estavam cerca de dois mil pães, 500 refrigerantes de dois litros, biscoitos, margarina e frutas.

A doação foi feita pelos supermercados Extra, Via Box e pela rede Bompreço.