Categorias: Economia Política

Eleições em Alagoas terão postos exclusivos para turistas

Os postos ficarão no Terminal Rodoviário João Paulo II, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, na praia de Pajuçara, Jatiúca, no Francês, em Marechal Deodoro e no Trapiche, onde estava sendo realizado um evento.

Alagoas24horas

Reunião é a primeira para definir postos exclusivos para turistas

O sucesso dos sete postos para atender aos turistas que estavam em Alagoas no dia do referendo, realizado no ano passado, foi o que motivou a reunião realizada nesta tarde, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE).

O encontro foi presidido pelo desembargador José Fernando Lima Souza, presidente do TRE, e também teve a participação do secretário de Informática do TRE, Daniel Macedo, do secretário executivo de Turismo, Flávio Rui Ferreira, da secretaria de Turismo de Marechal Deodoro, Maria Betânia Barros, e da sub-secretária municipal de Turismo, Guiomar Omena.

Na reunião, ficou definido que, pelo menos os sete postos dispostos no ano passado deverão funcionar no dia das eleições. Os postos ficarão no Terminal Rodoviário João Paulo II, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, na praia de Pajuçara, Jatiúca, no Francês, em Marechal Deodoro e no Trapiche, onde estava sendo realizado um evento.

“No referendo, pela primeira vez, a Justiça Eleitoral implantou postos avançados para a justificativa de eleitores em trânsito. Neste ano queremos repetir a ação e até ampliá-la”, afirmou Fernando Tourinho.

Na próxima quarta-feira, haverá outra reunião, com representantes de agências de turismo e hotéis, para estabelecer atribuições, parcerias e verificar como funcionarão os postos.

Segundo o presidente do TRE, a idéia é que os turistas já estejam com o formulário de justificativa preenchidos ao chegar nos postos. O TRE alerta também que, mesmo com a existência dos postos, os turistas poderão justificar o voto em qualquer sessão eleitoral ou ainda em até 60 dias depois do dia da eleição.

De acordo com o secretário de Informática do TRE, Daniel Macedo, a procura foi tão grande durante o referedo que justifica a instalação dos postos neste ano. “Cada posto recebeu cerca de mil justificativas. Foram cerca de oito mil ao todo”, afirmou.

Com esses números, Fernando Tourinho já avisa que implantará um no Cepa e analisará a possibilidade de postos em Paripueira e Maragogi. “O tribunal quer minimizar problemas para que não haja filas e outros inconvenientes”, finalizou o presidente do Tribunal, acrescentando que cada posto terá um funcionário do TRE.