Categorias: Maceió

Eclipse solar será observado por estudantes no Cepa

O eclipse ocorrerá em todo o Brasil a partir das 6h07, com seu máximo previsto para as 7h27, e final para as 9h.

Eclipse anular só será visto no Pará

Nesta sexta-feira, acontece o segundo eclipse solar do ano, que é o quinto do século XXI. Para observar o fenômeno, profissionais do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) estarão em frente a Escola Moreira e Silva, no Cepa, com equipamentos especiais para mostrar o eclipse aos estudantes.

De acordo com o coordenador do CEAAL, Adriano Aubert, o eclipse ocorrerá a partir das 6h07, com seu máximo previsto para as 7h27, e final para as 9h. “O eclipse será anular e será, que na verdade será anular e será visto em Alagoas como um eclipse parcial, com cerca de 60% de cobertura do Sol”, explicou.

O Eclipse Solar Anular ocorre quando a Lua, em sua órbita, está mais afastada da Terra, não conseguindo ocultar na totalidade o disco solar, dando a este um aspecto de “anel”. No Brasil apenas o norte do estado do Amapá poderá ver a anularidade do eclipse. Para todo o resto do país, o eclipse será parcial, como em Maceió.

Adriano Aubert diz ainda que, para observar o eclipse, as pessoas não devem olhar diretamente para o sol, sob risco de cegueira. “O raio X até pode ser utilizado, mas somente a parte enegrecida e no máximo por um minuto. A melhor forma de observar o fenômeno é projetando a imagem do sol, o que pode ser feito até com um espelho”, afirmou.

Semana de Ciência e Tecnologia

A observação do eclipse faz parte do pré-lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Governo Federal.

O evento foi aberto hoje com uma palestra ministrada pelo diretor do Departamento de Popularização e Difusão da C&T, do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ildeu de Castro Moreira, sobre a importância da divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia.

Nesta tarde, acontece uma oficina de origami, promovida pela professora carioca Tânia Monteiro. Também hoje será iniciado o curso de capacitação de professores da rede pública de ensino, visando à realização da Feira Estadual de Ciências, no dia 16 de outubro.

O evento é uma das 961 atividades cadastradas que participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2006, que acontece em 127 cidades brasileiras e com 442 instituições ligadas a ciência e tecnologia espalhadas por estas cidades.

Iniciada em 2004, pelo governo federal, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como objetivo mobilizar a população, em especial as crianças e jovens, para os temas ligados à área.

A semana é aberta a todos os temas e a todas as áreas do conhecimento. Este ano acontece de 16 a 23 de outubro, e o lema proposto é inspirado nas realizações de Alberto Santos Dumont, já que em 2006 comemora-se o centenário do vôo do 14 Bis.