Serão R$ 105 mil em prêmios para os melhores trabalhos com esta temática, em quatro categorias: mídia impressa - texto, mídia impressa - foto, mídia eletrônica – TV e mídia eletrônica – rádio.
Encontram-se abertas as inscrições para o Prêmio BNB de Jornalismo 2006, que vai conceder um total de R$ 105 mil aos melhores trabalhos jornalísticos divulgados ao longo deste ano enfocando o tema: "O papel do crédito no desenvolvimento de micro e pequenas empresas nordestinas".
Poderão participar do concurso trabalhos jornalísticos veiculados em todo território nacional, seja em rádio, TV, jornal ou revista, inclusive foto, no período de 01/01/2006 a 31/12/2006. Estudantes de cursos universitários de Comunicação Social ou Jornalismo poderão se inscrever com trabalhos veiculados no mesmo período em mídia-laboratório ou vinculados aos respectivos cursos.
As inscrições estão abertas até o dia 5 de janeiro de 2007 e o regulamento na íntegra pode ser consultado no site do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br).
Criado na década de 1980 (intitulado Prêmio BNB de Imprensa) e retomado em 2003, o Prêmio BNB de Jornalismo visa estimular o debate e esclarecer a sociedade sobre a importância de ações inovadoras na área do desenvolvimento regional, capazes de contribuir para a inclusão social e o fortalecimento da cidadania no Brasil e no Nordeste, em particular.
Será concedido o total de R$ 105 mil em prêmios. Os trabalhos profissionais classificados em 1º lugar, em cada uma das quatro categorias – mídia impressa (texto ou foto) e mídia eletrônica (TV ou rádio) – receberão o Prêmio Nacional, no valor de R$ 10 mil, e diploma.
Também serão concedidos prêmios estaduais, no valor de R$ 5 mil, aos melhores trabalhos não-classificados nos prêmios nacionais, para cada um dos estados da área de atuação do BNB (Todo o Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo).
Serão concedidos, ainda, quatro prêmios nacionais para universitários, no valor de R$ 2 mil cada. Tanto os prêmios estaduais como para universitários contemplam obras realizadas nas quatro categorias (jornalismo impresso-texto, fotojornalismo, radiojornalismo e telejornalismo).
Como estímulo à interiorização da informação jornalística, o Banco do Nordeste também concederá prêmios especiais para trabalhos veiculados na mídia impressa e/ou eletrônica, localizados em municípios com menos de 100 mil habitantes. Concorrerão a este prêmio, no valor de R$ 2 mil, obras que não tenham sido contempladas com a premiação nacional ou estadual. Os resultados serão divulgados nos meios de comunicação de massa e a premiação ocorrerá no primeiro semestre de 2007.
Importante segmento para a economia nacional e regional, as MPEs geram 57% dos empregos totais, 26% da massa salarial e respondem por cerca de 20% do PIB nacional (Fonte: Agência Sebrae Notícias – 30/05/2005). Apesar de sua relevância, as MPEs estão à margem da oferta de empréstimos, uma vez que 61% delas ainda não tomaram crédito bancário. Este é considerado um “mercado semi-explorado”, tendo em vista sua grande margem de crescimento.
O Banco do Nordeste, referenciado pelo contexto do mercado nacional e pela demanda por crédito deste segmento, instituiu uma estratégia negocial voltada para o desenvolvimento das MPEs. Com recursos do FNE, proporciona tratamento preferencial e diferenciado ao setor, oferecendo menores juros e prazos maiores, possibilitando sua sustentabilidade e promovendo seu crescimento e o da Região.
Ao avançar na carteira comercial, mas sem deixar de lado seu papel de impulsionador do desenvolvimento a longo prazo, o BNB extrapola a simples função bancária tradicional, desempenhando os papéis de agente financiador do setor produtivo e da infra-estrutura socioeconômica regional, adotando como diretriz o apoio às MPEs, por entendê-las como uma grande estratégia de desenvolvimento e promoção da inclusão social. Com os primeiros passos na área comercial, as contratações de crédito do ano passado aumentaram 33,1% em relação a 2004, atingindo R$ 6 bilhões, o triplo de 2003. Atualmente, 25% das operações do BNB são feitas com recursos da carteira comercial.