O CAPS Dr. Rostan Silvestre será direcionado para pacientes com mais de 18 anos além de atender outras 45 pessoas com transtornos mentais diversos e autistas adultos.
Com as presenças do prefeito Cícero Almeida e do secretário municipal de Saúde, João Macário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugura amanhã, às 9h, mais um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), desta vez no Centro Social Urbano Jatiúca.
O CAPS Dr. Rostan Silvestre será direcionado para pacientes com mais de 18 anos além de atender outras 45 pessoas com transtornos mentais diversos e autistas adultos. Esse modelo visa ao atendimento psicossocial globalizado, realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiros, terapeutas ocupacionais educadores físicos.
“O objetivo é o acompanhamento e reintegração social dos pacientes”, antecipa a coordenadora do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Myrian Catunda. O serviço deve incluir, ainda, ações dirigidas aos familiares, comprometendo-se com a construção de projetos de inserção social.
Os pacientes são assistidos em regime de atenção diária e o tratamento acontece através de atendimentos individuais e em grupos. Já as oficinas terapêuticas buscam a inclusão social, através do desenvolvimento da cidadania.
Na semana passada, a Prefeitura já havia inaugurado o CAPSiAD Dr. Everaldo Moreira, no Farol, que atende cerca de 45 crianças e adolescentes, entre 7 e 18 anos, dependentes de álcool e outras drogas, que funciona das 7h às 17h.