Competição começa no dia 14 de janeiro, com nove equipes, que disputam o primeiro turno em jogos de ida e volta. O último colocado na primeira fase será rebaixado à segunda divisão. Outra novidade é que no segundo turno apenas os seis melhores colocados participam.
Acabou, agora há pouco, na sede da Federação Alagoana de Futebol (FAF), com a presença dos representantes das nove equipes participantes da primeira divisão, a reunião que definiu a fórmula do estadual de 2007.
A proposta do ASA foi aceita e a competição começa no dia 14 de janeiro, com dez equipes, que disputam o primeiro turno em jogos de ida e volta. O último colocado na primeira fase será rebaixado à segunda divisão. Outra novidade é que no segundo turno apenas os seis melhores colocados participam.
O titulo será definido nos dias 3 e 6 de maio, entre o campeão do 1° e 2° turnos (Taças Maceió e Alagoas). O campeão da primeira fase leva a vantagem de jogar por dois resultados iguais e de fazer o segundo jogo em casa. Caso o mesmo time vença os dois turnos será, automaticamente, campeão.
No caso de o CRB vencer um dos turnos os representantes de Alagoas na Série C serão o campeão do outro turno e o time que somar mais pontos em todo certamente. Caso o Galo ganhe os dois turnos os representantes estarão na Série C os dois times com maior número de pontos. Já a segunda vaga da Copa do Brasil vai para o time que somar o maior número de pontos.
CSA x CRB
ASA x CSE
Murici x Corinthians
Ipanema x Coruripe
Penedense x Campeão da Segunda divisão