O brasileiro Felipe Massa superou o alemão Michael Schumacher no final do treino classificatório e garantiu a pole position para o Grande Prêmio de Suzuka, no Japão, penúltima etapa da temporada 2006 da Fórmula 1.
O brasileiro Felipe Massa superou o alemão Michael Schumacher no final do treino classificatório e garantiu a pole position para o Grande Prêmio de Suzuka, no Japão, penúltima etapa da temporada 2006 da Fórmula 1.
A corrida, com início às 2h de domingo (horário de Brasília) pode definir o campeonato. Caso Schumacher, que vai largar em segundo, vença, e o espanhol Fernando Alonso, da Renault, não marque pontos, o alemão fica com o oitavo título de sua carreira. Hoje, os dois estão empatados na liderança, com 116 pontos, mas o alemão leva vantagem no número de vitórias (sete contra seis).
Schumacher deu pinta de que ficaria com a pole ao cravar o tempo de 1min29s711 pouco antes do final da sessão. Mas Massa, que vinha logo atrás, marcou 1min29s599, superou o heptacampeão e garantiu a dupla da Ferrari na primeira fila.
O italiano Jarno Trulli, da Toyota, ainda teve a chance de roubar a pole de Massa. Ele foi mais veloz que o brasileiro na primeira parcial de sua última volta, mas não manteve o ritmo e vai largar em quarto, com 1min30s039, atrás de seu companheiro de equipe, o alemão Ralf Schumacher, que cravou 1min29s989.
Com a Ferrari dominando a primeira fila, e a Toyota na segunda, restou para o atual campeão Alonso ficar apenas na quinta colocação, com 1min30s371, largando ao lado de outro carro da Renault, Giancarlo Fisichella, o sexto, com 1min30s599.
A semana foi complicada para Alonso, em boa parte, por culpa do próprio piloto espanhol. Depois de ver Schumacher ficar com a vitória no GP da China, na última etapa, e assistir ao alemão assumir pela primeira vez a liderança do Mundial, Alonso passou a criticar sua equipe, desde os mecânicos até os engenheiros, causando um mal-estar interno que, ao que parece, refletiu no rendimento dos carros franceses na pista de Suzuka.
A quarta fila ficou com a dupla da Honda. O britânico Jenson Button encerrou em sétimo, com 1min30s992, superando o brasileiro Rubens Barrichello, com 1min31s478. O alemão Nick Heidfeld, da BMW, vai largar em nono, com 1min31s513, à frente do compatriota Nico Rosberg, da Williams, com 1min31s856.
A segunda fase teve como decepção a McLaren, já que seus dois pilotos não conseguiram avançar para a superpole. O finlandês Kimi Raikkonen apareceu em 11º, enquanto o espanhol Pedro de la Rosa terminou em 13º.
Quem conseguiu vaga na superpole no instante final da sessão foi Rubens Barrichello, da Honda. O brasileiro cravou 1min30s598 em sua última volta e conseguiu o 10º tempo, desbancando Raikkonen.
Assim, Michael Schumacher, Massa, Trulli, Button, Ralf Schumacher, Fisichella, Rosberg, Alonso, Heidfeld e Barrichello, nessa ordem, avançaram para a superpole. No final, as Ferraris confirmaram a boa fase, completando a primeira fila, deixando as Toyotas na segunda e as Renaults na terceira.