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Conselho avalia projeto de transformação da Funesa em universidade estadual

Técnicos da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação (CEE) estarão reunidos, na tarde desta terça-feira, em Arapiraca, durante reunião plenária do órgão, a fim de avaliar o projeto de transformação da Fundação Universidade Estadual de Alagoas (Funesa) na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Técnicos da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação (CEE) estarão reunidos, na tarde desta terça-feira, em Arapiraca, durante reunião plenária do órgão, a fim de avaliar o projeto de transformação da Fundação Universidade Estadual de Alagoas (Funesa) na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

A assembléia terá início às 14 horas, no auditório da instituição pública de ensino superior. Na oportunidade, serão avaliadas as ações de reestruturação no corpo docente e das propostas curriculares, bem como os projetos nas áreas da pesquisa e de extensão, além da avaliação do mestrado na Funesa.

A expectativa da comunidade acadêmica é de que o projeto seja homologado na reunião, para, em seguida, o documento seguir para apreciação do governador Luís Abílio, que encaminhará o projeto para votação na Assembléia Legislativa Estadual (ALE).

Fundada no ano de 1970, com o nome de Fundação Educacional do Agreste Alagoano (Funec), a instituição de ensino superior foi estadualizada em 1990. Hoje, a Funesa conta com cerca de três mil alunos e um corpo docente formado por cerca de 200 professores – a maior parte com títulos de mestres e doutores.

Atualmente, a fundação universitária passa por um processo de expansão, com a oferta de 12 cursos de nível superior, nas cidades de Arapiraca (sede), Maceió, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, União dos Palmares e São Miguel dos Campos. A Funesa é ligada à Secretaria Coordenadora de Desenvolvimento Humano e mantém em atividade, por meio de parceria firmada com 49 prefeituras, o Programa Especial Para Graduação de Professores (PGP), com a qualificação em nível superior de 3.793 educadores que atuam em sala de aula e não possuíam a graduação na área de magistério superior.