Categorias: Maceió

Administrador pede afastamento da Funai

Em meio a ocupação da Fundação Nacional do Índio, o administrador do órgão, José Heleno de Souza, confirma o afastamento do cargo.

Em meio a ocupação da Fundação Nacional do Índio, feita por cerca de 200 índios dos estados de Sergipe e Alagoas, o administrador do órgão, José Heleno de Souza, confirma o afastamento do cargo.

Segundo José Heleno, a decisão foi tomada no mês passado e um documento pedindo o afastamento dele perante a Funai de Brasília foi enviado no dia 3 de outubro.

“A minha saída da Funai não está relacionada aos problemas ligados aos índios e sim, a motivos pessoais. O resultado coincidiu com as reivindicações dos indígenas, mas minha decisão aconteceu antes do problemas estourar”, afirmou.

As tribos Xocó, Kariri, Xucuru-Kariri e Kaxango dos estados de Sergipe e Alagoas estão acampadas na Funai, desde a noite do último domingo.

O grupo reivindica agilidade no processo de demarcação de terras, cestas básicas e a colocação de posto indígena dentro das terras dos índios. No entanto, eles afirmam que não tiveram retorno da Funai, de Brasília.