Categorias: Brasil

Localizados os últimos dois corpos do naufrágio

A Marinha tem 90 dias para concluir o laudo sobre o inquérito que apura as causas da colisão.

As equipes de resgate localizaram na manhã de hoje os dois últimos corpos das vítimas do naufrágio da Baía de Guanabara. Um deles já foi resgatado.

Ontem, o comandante e o imediato do cargueiro Roko, que tinha bandeira da Bahamas, prestaram depoimento durante cerca de 3 horas e nesta quinta, está previsto o depoimento do contra-mestre da embarcação.

Ao todo, são 14 tripulantes do navio. Treze são russos e um é de Gana. Eles estão impedidos de deixar o país enquanto durarem as investigações.

Segundo o advogado da tripulação, David Henderson, estão todos bastante abalados e tristes porque nunca tiveram problemas desse tipo.

O navio Roko vinha de Itajaí, em Santa Catarina, e transportava produtos congelados como frango e carne, que estavam sendo levados para o Porto de Mariopol na Ucrânia.

Apesar do mau tempo e da pouca visibilidade, as equipes de resgate trabalharam a madrugada toda nas buscas. Seis lanchas e cerca de 30 mergulhadores se revezaram no resgate. No início da manhã, seis corpos já haviam sido encontrados e quatro foram levados para o Instituto Médico Legal (IML). Um deles já foi necropsiado.

No acidente, o navio afundou a uma profundidade de 37m, o equivalente a um prédio de 12 andares. Apesar do cansaço, as equipes continuaram as buscas até encontrar os dois últimos corpos.

A Marinha tem 90 dias para concluir o laudo sobre o inquérito que apura as causas da colisão.

Ainda não há previsão sobre os enterros.