Categorias: Notícias

Alagoas participa de evento que deve bater recorde mundial

Se for bem sucedido, os organizadores pretendem registrar o feito no Guiness Book como "o maior número de aeronaves em vôo, num mesmo momento, pelo mesmo motivo".

Em comemoração aos cem anos da realização do vôo histórico de Alberto Santos Dumont, com a aeronave 14-Bis, a Associação Brasileira de Ultraleves promove hoje o evento Brasil no Ar.

Se for bem sucedido, os organizadores pretendem registrar o feito no Guiness Book como "o maior número de aeronaves em vôo, num mesmo momento, pelo mesmo motivo".

A organização do evento convocou pilotos de todo o Brasil a estar em vôo, àr 16h45, mesmo horário em que Santos Dumont realizou o primeiro vôo, em Paris.

Em Maceió, o piloto Rodrigo Daniel Calheiros de Almeida, 26, é um dos que voarão pelo Aeroclube do Estado de Alagoas. Piloto há seis anos, ele também é empresário e voa apenas por hobby.

“É uma maneira de se desestressar e ficar mais perto de Deus. Quando eu tinha uns 11 anos, via os aviões decolarem próximo a minha casa e sempre tive vontade de voar”, contou.

O outro piloto que voará pelo aeroclube de Alagoas é o comandante Pedro Luis Rodrigues Ramalho. De acordo com a organização do evento, o Comando da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira também foi convidada e participará da homenagem ao pai da aviação.

Santos Dumont

A principal conquista de Santos Dumont foi ser o primeiro homem no mundo a voar em aparelho mais pesado que o ar utilizando unicamente os recursos do próprio aparelho, sem auxílios externos.

Ele foi o primeiro a construir e pilotar avião que, usando apenas os meios de bordo, cumpriu todos os requisitos básicos de vôo: táxi, decolagem,vôo nivelado e pouso.

Além disso, foi o primeiro que isso demonstrou em público. Seu vôo pioneiro contou com o testemunho de multidão, a filmagem por companhia cinematográfica e o reconhecimento e a homologação do órgão oficial de aviação da época, L’Aéro-Club de France.

O vôo histórico aconteceu há cem anos, em 23 de outubro de 1906, com o 14-bis, em Bagatelle, Paris, França.