Categorias: Polícia

PM realiza aula inaugural dos novos soldados

A solenidade da aula inaugural, ocorrida no Centro de Convenções, teve o objetivo de dar as boas vindas aos aprovados no concurso para o quadro de Soldado Combatente da PMAL, ano 2006.

alagoas24horas

Teatro Gustavo Leite foi "tomado" por familiares dos novos PMs

A Polícia Militar de Alagoas recebeu hoje, cerca de 800 novos soldados que irão freqüentar nos próximos seis meses o Curso de Formação de Soldados. A solenidade da aula inaugural, ocorrida no Centro de Convenções, teve o objetivo de dar as boas vindas aos aprovados no concurso para o quadro de Soldado Combatente da PMAL, ano 2006.

No dia 31 deste mês, terça-feira, os recém-concursados passarão à condição de alunos do Curso de Soldado que será realizado em quatro unidades da corporação: BOPE, Batalhão de Radiopatrulha, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (todos em Maceió) e 3º BPM (em Arapiraca). De acordo com o tenente-coronel Marcos Antônio –comandante da unidade de ensino para praças – o prédio não pode comportar todos os alunos. A princípio, segundo ele, o critério de escolha para a divisão das turmas levará em conta os que moram no interior ou em outro Estado e os que já passaram pelas Forças Armadas Brasileiras.

A expectativa para o início do curso parecia ser grande entre os novos soldados. Para Geysika Borges (20) este é o primeiro emprego obtido através de concurso. “Esforcei-me muito para passar e espero conseguir superar as dificuldades durante o curso”, ressaltou ela. Já Manoel Neto espera ter uma formação que dê condições para ajudar no combate a violência do Estado.

A aula inaugural contou com a presença do Secretário de Justiça e Defesa Social do Estado, coronel Ronaldo dos Santos, que foi o palestrante da solenidade representando o governador Luís Abílio. O comandante geral da PMAL, coronel Acírio do Nascimento, também discursou para os novos soldados e externou a vontade da corporação na contratação de pessoas instruídas e capacitadas. “Tenho certeza de que todos irão desempenhar um excelente papel dentro da caserna”, acrescentou. O subcomandante da PM, coronel Rubens Goulart e o secretário de Ressocialização, tenente-coronel Aurélio Rozendo também estiveram presentes no evento.

O último concurso para soldados da Polícia Militar de Alagoas foi realizado no ao de 2002. Na ocasião, foram formados cerca de 650 militares. Diferente daquele ano, em 2006, a PM receberá todos os 1.000 soldados solicitados para ingressar na corporação, o que não aconteceu em 2002 devido à não reposição dos concursados em caso de desistência ou incapacidade física e de saúde. Para completar, 155 aprovados ainda estão fazendo testes físicos e entregando exames de saúde.

Eleições

Neste sábado, os 845 alunos de soldados já serão distribuídos nas escolas para a vigilância das urnas eletrônicas. Os locais de trabalho de cada alunos pode ser vistos no site da corporação – www.pm.al.gov.br. Na apresentação marcada para às 6h30 da próxima terça-feira (31) os alunos deverão comparecer trajando calça jeans, camisa branca e tênis preto.