Categorias: Maceió

Justiça leiloa merenda escolar apreendida na Operação Guabiru

A Justiça Federal de Alagoas, por meio da 4ª Vara, realiza no dia 30 de outubro, a segunda praça do leilão de gêneros alimentícios que foram apreendidos pela Operação Guabiru, em maio do ano passado pela Polícia Federal no Estado.

A Justiça Federal de Alagoas, por meio da 4ª Vara, realiza no dia 30 de outubro, a segunda praça do leilão de gêneros alimentícios que foram apreendidos pela Operação Guabiru, em maio do ano passado pela Polícia Federal no Estado. Durante o trabalho de investigação, 27 pessoas – entre elas nove prefeitos e dois ex-prefeitos – foram presos acusados de envolvimento em fraudes no processo de licitação de merenda escolar.

Segundo informações do juiz federal substituto, Rodrigo Reiff, a execução do leilão foi determinado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, onde tramitam os processos.

"Em Alagoas, somos responsáveis apenas pela realização do leilão, pois são produtos perecíveis provenientes de lotes de merenda escolar, que não podem ficar guardados, pois podem se estragar", explica Rodrigo Reiff.

De acordo com o magistrado, os valores a serem apurados com os possíveis arrematantes serão depositados em juízo. Ao final dos processos, o dinheiro terá uma destinação, seja para ressarcir danos causados ao erário ou para quem tiver direito, conforme conclusões da Justiça Federal.

Os produtos estão armazenados na sede da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, em Maceió. São nove caixas de picadinho de carne com legumes, uma caixa de carne de frango ao molho, 52 caixas de picadinho de frango com legumes, 91 caixas de carne bovina moída ao molho, 79 de salsichas tipo Viena, 111 caixas de salsicha ao molho, 20 fardos de açúcar. Entram ainda no leilão dos alimentos, 300 fardos de papel higiênico.

São produtos avaliados em mais de R$ 52 mil. Na primeira praça do leilão, nenhum comprador apareceu para arrematar. A segunda praça será nesta segunda-feira (30), a partir das 14 horas, na Agência de Leilões Freire, localizado na Rua Augusta, 351, no Centro.