Categorias: Economia

ITEC/AL é apontado com uma das melhores gestões em Tecnologia da Informação no Brasil

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (ITEC), Robério Santos, obteve o 52º lugar no ranking nacional entre os 400 melhores líderes e gestores do Brasil

Alagoas tem muito que comemorar no segmento tecnológico nesse ano. O fato é que o diretor-Presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (ITEC), Robério Santos, obteve o 52º lugar no ranking nacional entre os 400 melhores líderes e gestores, apontados por especialistas do IDG (Indicadores das Tecnologias de Gestão) nos procedimentos da informação e comunicação no Brasil.

Além do mais, seu ranking aumenta para a 8ª posição em todo o país, quando considerado apenas os gestores de tecnologia da informação restritos ao setor público. Com esses resultados, a ITEC/AL é apontada como primeira empresa alagoana a manter-se, consideravelmente, entre os “Top 100 IT Leaders” (os 100 principais líderes de TI), desde o lançamento da pesquisa no ano de 2000.

Na lista, estão presentes, depois do diretor, as empresas como a GOL transportes aéreos (Serviços), Suzano Papel e Celulose (Siderurgia), Chocolates Garoto (Alimentos e Bebidas), Embratur (Governo), Hering (Bens de Consumo), Siemens (Indústria Eletrônica), Construtora OAS (Indústria de Base), Philips (Indústria Eletrônica), Pfizer (Bens de Consumo), Odebrecht (Indústria de Base), Boticário (Bens de Consumo), General Eletrics (Serviços) entre outros do setor público e privado.

Os critérios de avaliação foram baseados numa seleção por especialistas da IDG e PriceWaterHouseCoopers , considerando todos os segmentos econômicos alvos da pesquisa, que mede e avalia a visão sistêmica de cada gestor, sua capacidade de liderança e o grau de maturidade em fazer o alinhamento das estratégias corporativas (pública ou privada) com as melhores práticas de tecnologia da informação e comunicação vigentes no mercado.

Para o diretor, o título de ‘Top 100 IT Leaders’ do Brasil é um reconhecimento claro e uma sinalização do mercado de tecnologia em Alagoas crescendo cada vez mais no País. “O Estado de Alagoas já atingiu a ‘maioridade’ na gestão de tecnologia da informação e comunicação, com ousadia, projetos inovadores e alinhamento estratégico das tecnologias aos processos corporativos”, diz.

Ele explica que liderança é multiplicar os princípios da superação, visão estratégica, inovação, capacidade de articulação, ética profissional, compromisso com resultados, além de despertar nas pessoas a capacidade de fazer melhor, em menos tempo, mesmo com recursos escassos e contra todas as eventuais dificuldades, para chegar aos resultados almejados. “Todos esses princípios definem, essencialmente, a técnica da liderança ‘descoberta aqui’ pelo pessoal”, esclarece.

ITEC/AL

"Quando nós traçamos em setembro de 2003, junto com todos os servidores do Instituto, a nossa missão e a visão estratégica do ITEC, era acreditar de corpo e alma que essa liderança do ITEC iria ser precisamente atingida agora em 2006 (http://www.itec.al.gov.br/institucional/missao-e-visao/). O planejamento estratégico e a gestão de suas etapas foram rigorosamente cumpridos, graças ao bom gerenciamento das competências essenciais, ao esforço da equipe e o foco nos resultados planejados",conclui.

O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (ITEC/AL) é a principal entidade de Tecnologia da Informação e Informática do Estado de Alagoas e vem se notabilizando nacional e internacionalmente pelas soluções inovadoras em Governo Eletrônico, adoção das melhores práticas e padrões internacionais na gestão de tecnologia da informação.

A entidade vem ainda trabalhando modelos de gestão da informação e de governança tecnológica/eletrônica que otimizem o relacionamento governo/governo, governo/cidadão e governo/empresas.