Categorias: Economia

Termina hoje Semana Alagoana de Software Livre

Cerca de 300 pessoas se inscreveram no primeiro evento de Sol no Estado, que acontece desde o dia 24 deste mês, na Faculdade de Alagoas (FAL), na Unidade Jatiúca

Encerra hoje à noite a Semana Alagoana de Software Livre (Sol). Cerca de 300 pessoas foram inscritas a fim de participarem do primeiro evento de Sol no Estado, que acontece desde o dia 24 deste mês, na Faculdade de Alagoas (FAL), na unidade Jatiúca.

Os Softwares Livres (Linux, por exemplo) são programas que podem ser distribuídos livremente, com ou sem custos. Pois são programas liberados pelos seus desenvolvedores com seu código fonte para qualquer pessoa. As suas vantagens, em relação aos softwares proprietários (como o Windows, photoshop e Coreldraw), é que você pode modificar e executar da forma que achar melhor e redistribuí-lo a outras pessoas.

O evento foi idealizado pela turma do 8º período do curso de Sistema de Informação juntamente com o Grupo de Usuários Linux de Alagoas (Lug-AL) e tem como objetivo, segundo a própria organização, contribuir para reduzir a carência de divulgação sobre o tema de Sol no estado de Alagoas, promovendo assim seu conhecimento e adoção pelos usuários locais.

Na lista de palestrantes, profissionais ligados diretamente ao assunto, estiveram presentes. É o caso do Hélio Castro, da Mandriva Conectiva; Byron Lanverly, da Uncisal; Osvaldo Santana, do Instituto Nokia e tecnologia; Thiago Ávila, da ITEC/AL, entre outros, ministraram alguma das palestras e mini-cursos, com duração de 4 horas, ocorridos durante esses quatro dias.

Mesmo encerrando a programação hoje, o curso sobre “Desenvolvendo aplicações para KDE com QT”, com Hélio e palestras sobre “Reescrevendo o bazar: um estudo de caso na implantação de uma fábrica de software open source”, “Projeto de Software Livre” e “KDE 4 – As novas tecnologias e sua formação” ainda acontecerão nessa tarde e à noite, quando haverá o encerramento oficial.

Para Breno Jacinto, da Comissão organizadora do evento, o resultado surpreendeu a todos que fizeram parte da produção. “Não tivemos tanta divulgação assim, pensávamos que seria uma coisa bem menor. Mas, para nosso espanto, o auditório esteve praticamente lotado”, diz.

O Encerramento

As pessoas que fizeram parte do evento tiveram a opção de participarem ou não do “II Install Fest LUG-AL”, que acontecerá amanhã, das 14 às 18 hrs, na FAL da Jatiúca.

Segundo Breno, este evento reúne estudantes, profissionais e demais interessados no intuito de trocar dicas e conhecimentos, para que possam instalar o Linux em seus computadores e também outros Softwares Livres. “O nosso grande objetivo, antes de promovermos a Semana Alagoana foi de incentivar as pessoas a trazerem o SL para uso doméstico, pois até então, existe apenas nas empresas”, disse.

Para participar, o credenciado que optou pelo evento, deverá trazer apenas o seu gabinete, teclado, mouse, fios de força e o manual do monitor. Caso você não leve o monitor deverá levar, se tiver, o manual do monitor ou anotar a marca e o seu modelo. Notebooks também podem ser levados.