Passando por momentos distintos na Série B, as duas equipes necessitavam da vitória para alcançar seus objetivos. Enquanto os amazonenses brigavam para fugir da zona de rebaixamento, os pernambucanos sonhavam em permanecer mais uma rodada na zona de classificação para a Série A do Campeonato Brasileiro.
Passando por momentos distintos na Série B, as duas equipes necessitavam da vitória para alcançar seus objetivos. Enquanto os amazonenses brigavam para fugir da zona de rebaixamento, os pernambucanos sonhavam em permanecer mais uma rodada na zona de classificação para a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Náutico, empurrado por sua torcida, realizou uma grande partida e mostrou toda sua força ao golear o adversário por 5 a 1. Os pernambucanos começaram melhor a partida e com apenas um minuto de jogo criaram a primeira oportunidade. Após cobrança de escanteio do meia Netinho, o zagueiro Breno subiu mais que todo mundo e cabeceou para o gol, porém, o defensor do São Raimundo, Zacarias, tirou a bola em cima da linha.
O Náutico abriu o placar aos 10min com o atacante Felipe.Depois de sofrer o primeiro gol, o time do São Raimundo se perdeu em campo e aceitou de maneira passiva ser controlado pelo adversário. Isso refletiu no marcador e aos 42min, após muitas oportunidades desperdiçadas, o Náutico chegou ao segundo gol, depois lindo chute de fora da área do volante Vagner Rosa. Aos 44min o Náutico marcou o terceiro gol, com Sidney.
Aqueles que esperavam um São Raimundo mais eficiente no segundo tempo ficaram decepcionados. O time voltou com a mesma postura da etapa inicial e aos 2min sofreu o quarto gol, com o veterano Kuke.
Com 4 a 0 no placar, o Náutico se acomodou em campo e permitiu com que o São Raimundo desenvolvesse uma pequena reação. Aos 4min, o meio campista Delmo descontou para o São Raimundo. O gol irritou o treinador do Náutico, Hélio dos Anjos, que exigiu que sua equipe voltasse a jogar com atenção. O comandante do time pernambucano foi atendido e aos 11min o Náutico marcou o quinto gol. Após cruzamento de Kuke, Netinho chuta para o gol, a bola desvia em Felipe e entra, 5 a 1 para o time do Recife.
Depois do quinto gol a partida ficou mais tranqüila, as duas equipes criaram poucos lances ofensivos e o jogo ficou sem grandes atrativos. A vitória fez com que o Náutico permanecesse mais uma rodada na zona de classificação para Série A. Já o São Raimundo continua mal no torneio e permanece dentro da zona de rebaixamento.
O sonho do Sport era encerrar a sexta-feira a uma vitória do acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Em vez disso, porém, o time pernambucano viu ruir seu momento favorável e ofereceu ao Atlético-MG uma oportunidade de retomar a liderança da Série B. Tudo devido ao Paulista, que aproveitou o excelente rendimento que tem como mandante e superou os nordestinos por 2 a 0 no estádio Jaime Cintra, em Jundiaí.
O resultado representou uma redenção para o Paulista. No dia 28 de outubro, quando recebeu outro adversário direto na luta pelo acesso, o time de Jundiaí perdeu por 1 a 0 para o América-RN e sofreu uma das duas derrotas que acumulou em seus domínios desde o início da segunda divisão (a outra foi para o Avaí).
No entanto, o triunfo desta sexta-feira colocou o Paulista na zona de classificação para a Série A de 2007. O time do interior de São Paulo chegou a 54 pontos, saltou à quarta colocação e tirou justamente o América-RN da faixa das melhores equipes da segunda divisão.
E realmente, os dois gols do Paulista aconteceram em erros do Sport. No primeiro, aos 11min da etapa inicial, Kleber cortou de cabeça um cruzamento da esquerda e a bola ficou na meia-lua. Diogo aproveitou o rebote e chutou de primeira, no canto esquerdo baixo do goleiro Magrão.
No segundo tempo, aos 30min, foi a vez de Magrão errar. O goleiro saiu mal em um cruzamento da direita e o zagueiro Dema, que subiu livre de marcação, teve tranqüilidade para marcar de cabeça. O gol desmontou o Sport e acabou com o equilíbrio citado por Givanildo.
Instável e desorganizado, o Sport não conseguiu impedir o fim de uma série de sete jogos sem perder. O time pernambucano não sofria um revés desde o dia 23 de setembro, quando levou 2 a 0 do Atlético-MG em Belo Horizonte.
Com o fim da série positiva, o Sport estacionou nos 60 pontos. A equipe pernambucana torce agora contra o Atlético-MG, que receberá o Paysandu neste sábado. O time alvinegro tem 58 pontos e assumirá a liderança da Série B se vencer.
Na próxima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, que será toda disputada às 20h30 de terça-feira (dia 7 de novembro), o Paulista receberá a Portuguesa no estádio Jaime Cintra, em Jundiaí. O Sport seguirá no interior de São Paulo e enfrentará o Ituano no Novelli Júnior, em Itu.