O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Raphael Monteiro de Barros Filho, fará a abertura da solenidade no dia 15, às 19h. Esta será a 23ª edição do encontro, promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil.
Juízes federais realizam, entre os dias 15 e 17 deste mês, encontro nacional para o debate de temas jurídicos, sociais e ambientais. O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Raphael Monteiro de Barros Filho, fará a abertura da solenidade no dia 15, às 19h. Esta será a 23ª edição do encontro, promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil.
A cooperação jurídica internacional para o combate de crimes transnacionais, como corrupção, tráfico de drogas e de pessoas, será um dos temas principais do evento. Dois especialistas farão exposição sobre o tema e os avanços que o Brasil pode fazer nessa área: a canadense Kimberly Prost, chefe do Setor de Aconselhamento Jurídico do Escritório de Drogas e Crime (UNODC), e Antenor Pereira Madruga filho, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça. Ambos vão abordar os diversos aspectos que envolvem a cooperação internacional destinadas a evitar que o dinheiro ilegal escape das ações de controle judicial.
Também estão agendadas exposições do sociólogo Jaílson de Souza e Silva sobre "Retratos do Brasil", do engenheiro agrônomo e do pesquisador da Embrapa Décio Luiz Gazzoni. O advogado Sérgio Bermudes e o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª região, desembargador federal Francisco de Queiroz Cavalcanti participam desse painel.