Categorias: Cultura

União dos Palmares sedia comemorações ao dia da Consciência Negra

O Mês da Consciência Negra em Alagoas será comemorado com uma extensa programação cultural no período de 11 a 20 de novembro de 2006, com o patrocínio da Fundação Cultural Palmares e o apoio da Prefeitura de União dos Palmares.

Em reconhecimento aos 25 anos de organização do Movimento Negro Nacional e a importância do Dia Nacional da Consciência Negra, o Governo do Estado de Alagoas em parceira com o Instituto Magna Mater e doze grupos culturais idealizaram o projeto ANGOLA-JANGA TUNGA, que na língua Bantu significa "Minha Terra de Força e Poder". O Mês da Consciência Negra em Alagoas será comemorado com uma extensa programação cultural no período de 11 a 20 de novembro de 2006, com o patrocínio da Fundação Cultural Palmares e o apoio da Prefeitura de União dos Palmares.

O 20 de novembro refere-se à data do assassinato de Zumbi em 1695, o mais importante líder do Quilombo dos Palmares, atualmente reconhecido como herói nacional. Este dia tornou-se um marco importante no calendário nacional, por celebrar o Dia da Consciência Negra, voltado para reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, celebração da luta, resgate histórico, valorização das tradições e herança cultural do povo afro-brasileiro.

Participam da programação, a Associação dos Grupos Culturais de União dos Palmares (Agrucenup); Associação dos Moradores de Cruz das Almas; Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê; Centro Cultural Besourartes; Centro de Cultura e Estudos Étnicos – Mocambo Anajô; Federação Alagoana de Capoeira (FALC); Federações e os Núcleos das Religiões de Matriz Africana de Alagoas; Grupo Cultural Axé Zumbi; Grêmio Recreativo Escola Unidos do Poço; Grupo Espírita Santa Bárbara (Guesb); Núcleo Temático Identidade Negra na Escola (SEE) e o Ponto de Cultura Quilombo dos Orixás.

Segundo a Secretária de Minorias Patrícia Mourão, "O mês da consciência negra é a intensificação dos momentos de reflexão e luta contra o racismo, que hoje mobilizam milhares de afro-descendentes por todo o país. É também a oportunidade de comemorar e celebrar as vitórias e as conquistas, como o tombamento da Serra da Barriga, o reconhecimento de Zumbi como Herói Nacional, a Lei 10.639, entre outras".

Atividades como as rodas de capoeira, maculelê, dança-afro, teatro, bandas percussivas, maracatu, bumba-meu-boi, bandas de reggae, palestras, cine-fórum (projeção de filmes com debate), exposições e oficinas serão executadas nas praças, escolas, casas de religiões afros em doze bairros de Maceió e principalmente em União dos Palmares, onde se encontra a Serra da Barriga, principal mocambo palmarino considerado um solo sagrado, palco de oferendas e reflexões.

Recentes