No dia “D”, por sua vez, 80 funcionários da SMS estarão mobilizados para uma educativa competição entre oito escolas da capital.
“Dengue se combate todo o dia!” Esse é o lema da Semana de Combate à Dengue, que se inicia, nesta segunda-feira e tem seu dia “D”, marcado para o sábado, 18. O objetivo maior da campanha é sensibilizar e mobilizar a população maceioense para combater o mosquito transmissor, Aedes aegypti.
“A atual situação da dengue, no município, é crítica. É imprescindível, portanto, o apoio da população no controle da doença. A sociedade organizada possui um papel principal neste sentido”, destaca a técnica em Educação e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Zildene Rodrigues, que irá proferir, na segunda-feira, uma palestra para pais de alunos da Escola Bonifácio da Silveira (Bebedouro), marcando a abertura da campanha.
“A partir da quinta-feira, estaremos montando estandes no Aeroporto Zumbi dos Palmares e no Hiper Center Gruta. Neles, explicaremos o ciclo de desenvolvimento das larvas do Aedes aegypti, como também as maneiras de combatê-lo”, explica Rodrigues.
No dia “D”, por sua vez, 80 funcionários da SMS estarão mobilizados para uma educativa competição entre oito escolas da capital. Na Praça do Conjunto Osman Loureiro (Clima Bom), a partir das 8h30, estandes das escolas participantes apresentarão projetos desenvolvidos sobre o combate à dengue. Na oportunidade, serão premiados com troféus, os três melhores trabalhos e distribuídas medalhas de honra ao mérito.
“A finalidade é envolver todas as famílias nesse combate. As crianças são multiplicadoras das orientações recebidas. Os pais, parceiros nas estratégias de controle”, analisa a técnica em Educação e Saúde.