Categorias: Esporte

Brasil bate Uruguai e conquista título inédito da Copa do Mundo

O Brasil retomou o domínio da modalidade que criou. Neste domingo, na arena de Copacabana, no Rio de Janeiro, a seleção brasileira venceu o Uruguai por 4 a 1 e conquistou pela primeira vez o título da Copa do Mundo da Fifa de futebol de areia.

AFP

BHrasil conquista título inédito na areia

O Brasil retomou o domínio da modalidade que criou. Neste domingo, na arena de Copacabana, no Rio de Janeiro, a seleção brasileira venceu o Uruguai por 4 a 1 e conquistou pela primeira vez o título da Copa do Mundo da Fifa de futebol de areia.

A chave para se recolocar no posto mais alto da modalidade foi a bola parada. Foi com esta arma que o Brasil marcou três de seus quatro gols na decisão deste domingo, com Buru, Benjamin e Sidney, no primeiro, segundo e terceiro tempo respectivamente.

Antes de a entidade máxima do futebol organizar a competição, a equipe brasileira somava nove títulos de campeonatos mundiais (de 1995 a 2000 e de 2002 a 2004). Perdeu apenas uma final, em 2001, para Portugal.

Os portugueses, aliás, foram responsáveis pela derrota brasileira na semifinal em 2005, na primeira edição da Copa da Fifa. Após empate por 6 a 6 no tempo normal, os rivais venceram nos pênaltis por 2 a 1 e foram para a decisão, mas a França ficou com o título. O Brasil foi apenas o terceiro.

O pesadelo de perder o título em casa no primeiro torneio com uma relevância maior demorou um ano para passar. Com uma equipe renovada, sem a presença de jogadores de campo – Romário jogou em 2005 – e "estrelas" da modalidade – Jorginho, Neném, Juninho e Robertinho não foram convocados -, o Brasil, agora mais coletivo que individual, conseguiu acabar com a descrença que rondava o novo time.

Mesmo sem o brilho da época de Júnior, Edinho e Cláudio Adão, precursores do esporte, a seleção mostrou eficiência para chegar à conquista inédita. Foram seis vitórias, 52 gols a favor e 16 contra.

Curiosamente, o Uruguai é o rival que mais vezes enfrentou o Brasil, com 34 confrontos. Mais do que isso, os adversários foram responsáveis pelo único jogo no qual a seleção brasileira não fez gols, na derrota por 4 a 0, em fevereiro de 2005, no Torneio de Lima, no Peru.

Além do título, a equipe se tornou a única seleção brasileira na atualidade a ostentar o título de campeã mundial em torneios da Fifa.

No campo, o Brasil, único pentacampeão, perdeu a Copa de 2006. Ainda nos gramados, o time sub-17 soma três conquistas, mas caiu na final em 2005. Situação semelhante viveu o sub-20, que soma quatro troféus, mas, também no ano passado, acabou o Mundial em terceiro.

O futsal do país contabiliza três taças, mas perdeu o domínio da modalidade para a Espanha, atual bicampeã mundial (2000 e 2004).