Categorias: Esporte

São Paulo fica a uma vitória do título; Flu encerra jejum sem viórias

Uma vitória. Isso é tudo que o São Paulo precisa nas três últimas rodadas para conquistar o Campeonato Brasileiro - competição que não fatura desde 1991.

AFP

Fabão, de cabeça, anotou o segundo gol na vitória em Goiânia

Uma vitória. Isso é tudo que o São Paulo precisa nas três últimas rodadas para conquistar o Campeonato Brasileiro – competição que não fatura desde 1991. O time tricolor visitou o Goiás neste domingo, venceu por 2 a 0 no Serra Dourada e manteve a confortável vantagem de sete pontos para o vice-líder Internacional. Com isso, tem duas oportunidades seguidas para levantar a taça no Morumbi.

O triunfo sobre o Goiás ofereceu ao São Paulo duas chances consecutivas de dar a volta olímpica em seu estádio. Nas próximas rodadas, o time tricolor jogará contra Atlético-PR e Cruzeiro no Morumbi. Se vencer um desses jogos (ou se o Internacional sofrer um revés), a equipe paulista conquistará o Campeonato Brasileiro pela primeira vez em seus domínios.

"A torcida gritou ‘é campeão’ no último jogo que fizemos em casa [vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo], mas nós dissemos que ainda era cedo. Se ganharmos mais um jogo, aí nós vamos gritar junto com eles. Espero que isso se concretize no nosso estádio", planejou o meia Souza.

A arrancada final do São Paulo no Campeonato Brasileiro tem dois grandes destaques. O primeiro é o volante Mineiro, autor de dois gols nos últimos três jogos. Além disso, chama atenção o desempenho da defesa tricolor, que não sofreu um gol sequer nas últimas três partidas. Com isso, a equipe paulista confirmou o bom momento e alcançou neste domingo o décimo jogo seguido sem perder (sete vitórias e três empates).

Se o São Paulo vê o título do Campeonato Brasileiro cada vez mais próximo, o Goiás tem sua meta mais distante. O time esmeraldino postulava uma vaga na Libertadores de 2007 até a rodada passada, mas duas derrotas consecutivas (a equipe do Cerrado havia perdido para o Flamengo na última quarta) praticamente encerraram esse sonho.

"Nós sabíamos que não podíamos vacilar. Enfrentamos um grande time e até tivemos mais posse de bola no primeiro tempo. Mas o São Paulo se aproveitou dos nosso momentos de desatenção e mostrou por que é o time que está tão perto do título", analisou o treinador esmeraldino Geninho.

O Goiás voltará a campo no próximo domingo, dia 18 de novembro, às 18h10. O time esmeraldino visitará o Botafogo no Rio de Janeiro. E se antes o sonho era a Libertadores, agora a equipe de Geninho precisa vencer para se manter na zona de classificação para a Copa Sul-Americana de 2007.

Fim do jejum

O calvário do Fluminense chegou ao fim. Depois de 12 rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro, o time carioca finalmente fez as pazes com a vitória, ao derrotar o Cruzeiro por 1 a 0, neste domingo à tarde, no Maracanã.

Com o triunfo, a equipe chegou aos 40 pontos e segue fora da zona do rebaixamento do Brasileiro, em 16º lugar. Se perdesse ou empatasse, figuraria pela primeira vez entre os quatro últimos, já que a Ponte Preta bateu o Flamengo e foi para 38 pontos.

A conquista dos três pontos traz alívio também para o técnico Paulo César Gusmão, que completou dez jogos à frente do Fluminense e venceu pela primeira vez. O treinador colecionava uma seqüência pessoal de 18 partidas sem vitórias, dirigindo também Cruzeiro e São Caetano.

O futebol apresentado pelo Fluminense surpreendeu positivamente seus torcedores. Se não foi brilhante, aos menos o time lutou muito e, se caprichasse mais na finalizações, teria vencido por um placar mais folgado.

"Graças a Deus eu consegui marcar um gol e ajudar o Fluminense. A gente está lutando muito para tirar o Fluminense desta situação difícil e a torcida pode acreditar que está todo mundo muito unido nisso", disse Evando, autor do gol carioca.

Agora, restam três rodadas para o fim do certame e o Fluminense precisará vencer também fora de casa. As duas próximas partidas serão longe do Rio de Janeiro, contra Corinthians e Santa Cruz, fechando sua participação contra o Palmeiras, no Maracanã.

Já o Cruzeiro perdeu pela segunda rodada consecutiva para um time ameaçado pelo rebaixamento. Antes do Flu, a equipe dirigida por Oswaldo de Oliveira havia sido goleada pelo Santa Cruz por 4 a 1.

Após os dois revés, os mineiros seguem com 49 pontos e praticamente sem possibilidades de conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2007. O Vasco, quinto colocado na tabela, tem cinco pontos a mais.

"Não fomos bem e agora as coisas ficaram complicadas", admitiu o lateral-direito Gabriel.

O Cruzeiro ainda enfrentará, no restante da competição, o Santos, em Belo Horizonte, o São Paulo, no Morumbi, e o Botafogo, no Mineirão.

Outros resultados

Vasco 1 x 1 Juventude
Internacional 3 x 0 Fortaleza
Santos 1 x 0 Paraná
Figueirense 0 x 0 Corinthians
Ponte Preta 3 x 0 Flamengo