Encontra-se em andamento a etapa que compreende a construção da barragem de Duas Bocas, localizada a montante da captação do rio Pratagy (no Benedito Bentes) e ampliação de adutoras de água tratada com diâmetro de mil e de 400 milímetros, ligando a estação de tratamento do sistema ao reservatório R1 da Casal, no Jacintinho.
O governo de Alagoas, por meio da Secretaria Coordenadora de Infra-Estrutura e Serviços, vem investindo na melhoria e ampliação do abastecimento d’água em Maceió, com a execução de mais uma etapa do sistema Pratagy, projeto retomado pela atual administração. Encontra-se em andamento a etapa que compreende a construção da barragem de Duas Bocas, localizada a montante da captação do rio Pratagy (no Benedito Bentes) e ampliação de adutoras de água tratada com diâmetro de mil e de 400 milímetros, ligando a estação de tratamento do sistema ao reservatório R1 da Casal, no Jacintinho.
O diretor de Obras da Seinfra, Denisson Tenório, disse que o objetivo desta etapa é aumentar a oferta hídrica para a população residente na parte baixa de Maceió (zona norte, que inclui os bairros da região litorânea) e do Jacintinho. “Vale salientar que essas obras vêm sendo executadas por etapas e visam à substituição do sistema produtivo hoje utilizado, os poços artesianos, que se encontram com alto grau de salinidade”, explicou.
Denisson Tenório acrescentou que obras desse tipo não são feitas sem alguns transtornos para a população, entretanto, em via do elevado tráfego de veículos, como é o caso da avenida Juca Sampaio, no Barro Duro. “Estamos trabalhando no horário noturno, em comum acordo com a SMTT, das 20 horas às 6 da manhã, o que só permite às equipes avançarem 12 metros por trecho a cada noite”.
Esse trecho já foi concluído com o assentamento da tubulação e até sábado será finalizada a recuperação do asfalto. Os recursos para essa etapa foram objetos de projeto de lei do Executivo alocados no Ministério da Integração Nacional para as metas físicas, incluindo a barragem, na ordem de R$ 70 milhões e contrapartida de 10% do governo do Estado. “É importante salientar que as metas físicas dessa etapa têm como principal objetivo o aproveitamento dos recursos com o critério de etapa útil, ou seja, dá uso aos investimentos que estão sendo realizados”, enfatizou.
Iniciada em junho, essa etapa tem o prazo previsto de seis meses para sua conclusão. Denisson Tenório informou que, na próxima etapa, a região sul da cidade (região da Ponta Grossa) será atendida, na medida que for concluído o barramento do rio Pratagy com uma vazão de 4.62 m³ por segundo.