Categorias: Mundo

Elefantes bêbados arrasam aldeia na Índia

Uma manada de elefantes bêbados pisoteou até matar três pessoas, após beber cerveja de arroz depositada em barris em uma aldeia de Assam, no nordeste da Índia.

Uma manada de elefantes bêbados pisoteou até matar três pessoas de uma mesma família, após beber cerveja de arroz depositada em barris em uma aldeia de Assam, no nordeste da Índia.

Segundo autoridades citadas pela agência indiana "Ians", a manada, formada por 24 elefantes, derrubou a cabana onde a família estava, após entrar na aldeia e beber a cerveja.

Testemunhas citadas pela agência disseram que os aldeões tentaram espantar a manada soltando fogos de artifício e tocando tambores, mas não conseguiram.

Uma criança de oito anos, também familiar dos mortos, conseguiu sobreviver ao ataque e foi levada ao hospital mais próximo com ferimentos graves e fraturas múltiplas.

Nas últimas semanas, diferentes manadas de elefantes causaram destruição em vários distritos de Assam, principalmente nas áreas nas quais os camponeses preparam grandes quantidades de cerveja feita de arroz.

"Houve vários incidentes com elefantes que ficaram loucos após beber licor, às vezes saqueando celeiros e derrubando cabanas, e também atacando pessoas", afirmou o especialista em paquidermes Kushal Konwar Sharma.

Entre as causas dos ataques dos elefantes selvagens, os especialistas citam a crescente atividade humana em áreas freqüentadas pelos animais.

Assam tem a maior população estimada de elefantes de toda a Índia, com 5.300 exemplares, segundo um censo realizado em 2002.

Pelo menos 239 pessoas foram mortas por elefantes em Assam nos últimos cinco anos, enquanto 265 paquidermes foram assassinados pelos aldeões, às vezes como represália pelos ataques, segundo um relatório divulgado em outubro.