Categorias: Política

Pedevistas reivindicam votação do projeto que reintegra servidores estaduais

O grupo aderiu ao PDV no fim da década de 90, plano que afastou cerca de 18 mil trabalhadores do Estado.

Alagoas24horas/Arquivo

Pedevistas pedem direito de voltar ao quadro de funcionários do Estado

Mais de 3.500 servidores estaduais demitidos pelo Plano de Demissão Voluntária (PDV) esperam retornar ao quadro pessoal do Governo do Estado de Alagoas.

O grupo aderiu ao PDV no fim da década de 90, plano que afastou cerca de 18 mil trabalhadores do Estado. De acordo com o ex-policial militar, Valdemir Tavares, os pedevistas estão se mobilizando para cobrar a votação do projeto do deputado Gilberto Gonçalves, que garante a reintegração dos funcionários.

“A aprovação desse projeto já foi feita no Piauí e em outros estados brasileiros. Queremos que eles votem o projeto até o fim deste ano, por isso estamos nos mobilizando e estamos presentes em todas as sessões da Assembléia Legislativa”, afirmou Tavares.

O argumento utilizado é que os atos de exoneração dos servidores foram assinados pelo coordenador do PDV e não pelo governador do Estado, ou seu vice, como determina a Constituição, o que torna nulo o ato administrativo.

Caso os deputados não aprovem o projeto, o grupo pretende recorrer da decisão em Brasília. “Até o momento temos mais de 3.500 assinaturas, mas esse número deve chegar a sete ou a oito mil”, garantiu o ex-militar.

Protestos

Para agilizar a votação, o grupo vai realizar uma missa no dia 4 de dezembro, às 18h, na Catedral Metropolitana de Maceió. Já no dia 5 de dezembro, eles marcaram uma caminhada, que sairá do Cepa às 10h e seguirá em direção à Assembléia Legislativa.