Categorias: Saúde

HU inaugura Centro de Alta Complexidade em Oncologia

Solenidade de inauguração acontece às 10h e contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea.

Divulgação

Inauguração conta com a presença do Ministro da Saúde

O Hospital Universitário (HU) ganha hoje, o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). A solenidade de inauguração acontece às 10h e contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea.

Segundo Paulo Teixeira, diretor do HU, o Cacon registra uma média de três novos pacientes oncológicos por dia e os tipos de câncer mais incidentes são os de mama e próstata.

A construção do Cacon, onde foram investidos cerca de R$ 7 milhões, foi viabilizada na gestão do então secretário executivo da Saúde, Álvaro Machado, por meio de parceria com a Ufal e o Ministério da Saúde.

Os Cacons são unidades dotadas de recursos humanos e equipamentos necessários para garantir desde o diagnóstico, reabilitação, cuidados paliativos, hemoterapia, radioterapia, oncologia clínica e cirúrgica, até o suporte psicológico, de nutrição, farmácia e serviço social para os pacientes.

Com 172 leitos e previsão para mais 30 até o final do ano, 12 ambulatórios e as mais diversas especialidade oncológicas, o Cacon deve realizar cerca de 500 cirurgias por ano, além de oferecer de exames simples ao atendimento de média e alta complexidades.