Categorias: Mundo

Acordo dispensa visto para turistas de dez países sul-americanos

Turistas do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai poderão transitar livremente entre esses países sem necessidade de visto, apenas com a carteira de identidade.

Divulgação

Brasileiros poderão trocar o visto por documento de identidade

Turistas do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai poderão transitar livremente entre esses países sem necessidade de visto, apenas com a carteira de identidade. O acordo foi fechado hoje (24), em Santiago (Chile), durante a 3ª Reunião de Chanceleres da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa). O Brasil esteve representado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informa a assessoria de comunicação do ministério.

O acordo é o primeiro ato jurídico internacional assinado pelos países integrantes da Casa, criada em 2004 para promover a integração política, social, econômica, ambiental e de infra-estrutura dos países da América do Sul.

O encontro de Santiago é preparatório para a 2ª Reunião de Chefes de Estado da Comunidade, que acontecerá em Cochabamba, na Bolívia, em 8 e 9 de dezembro. A agenda de trabalho previa um balanço das atividades desenvolvidas desde a 1ª Reunião de Chefes de Estado da Comunidade, realizada em 2005, em Brasília.

Os chanceleres também discutiram o projeto de Declaração Presidencial, que será submetido aos Chefes de Estado na reunião de Cochabamba. Em pauta, temas como o reforço do diálogo e coordenação política no âmbito regional, a convergência dos processos de integração regional existentes, a integração de infra-estrutura de transporte e mecanismos sul-americanos de financiamento, a integração energética e a definição de uma agenda sul-americana na área social.