São esperadas 4 mil pessoas para atendimento pelo Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. Evento acontece nos próximos dias 29 e 30, no Assentamento Costa Dourada, e inclui retirada de documentos como RG, CPF, CTP, Certidão de Nascimento, além da prestação de outros serviços.
O Incra e a delegacia regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Alagoas realizam um novo mutirão de documentação da mulher trabalhadora rural nesta quarta-feira, em Maragogi, a 91 km de Maceió.
A escola municipal do assentamento Costa Dourada deverá receber cerca de cinco mil mulheres de acampamentos e assentamentos da região. A abertura oficial, com a presença do prefeito e outras autoridades, está prevista para as 9h da quarta-feira. O mutirão se estende até a tarde da quinta-feira.
Maragoigi é a segunda cidade de Alagoas que recepciona, este ano, o programa nacional de documentação da mulher trabalhadora rural. No início do mês, 2.200 mulheres foram atendidas na cidade de Flexeiras. Maragogi é a cidade alagoana com o maior número de projetos de assentamento, 17 ao todo, do total de 102 já criados no estado.
No mutirão, os serviços ofertados são expedição de identidade, CPF, carteira profissional, certidão de nascimento e inscrição no INSS para trabalhadores rurais.
O Incra e o MDA, coordenadores do programa, recebem o apoio de outros órgãos federais e estaduais, como o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), o Instituto de Identificação do Estado e a superintendência do INSS, além das prefeituras.
O coordenador do programa em Alagoas, João Abelardo Costa Ramos, explicou que o apoio das prefeituras é fundamental, a exemplo do que ocorreu em Flexeiras, quando mais de setenta servidores municipais foram mobilizados para trabalhar no mutirão.
De acordo com Abelardo, a coordenação pretende realizar mais um evento este ano, na cidade de Girau do Ponciano. “No próximo ano, a partir de abril, o programa vai alcançar vários municípios de Alagoas, com prioridade para os acampados e assentados da reforma agrária”, informou.
O Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (PPigre) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) coordena o Comitê Gestor Nacional do Programa de Documentação das Mulheres Trabalhadoras Rurais.