Categorias: Maceió

MP vai às urnas para escolher novo procurador-geral de Justiça

O colégio eleitoral é formado por 170 votantes, sendo 17 procuradores e 153 promotores de Justiça - e o MP tem um duodécimo previsto de R$ 62 milhões por ano.

Em meio a denúncias de favorecimento ao atual procurador-geral de Justiça Coaracy Fonseca, promotores e procuradores de Justiça de Alagoas vão às urnas amanhã, durante todo o dia, para definir a lista tríplice com os nomes de quem comandará a instituição a partir de 1º de janeiro de 2007, mesmo dia em que o governador eleito Teotonio Vilela Filho (PSDB), toma posse.

Além de Coaracy, outros dois candidatos estão na disputa para assumir o controle da Procuradoria Geral de Justiça: o procurador de Justiça Antiógenes Lira e o promotor Nilson Miranda. A votação acontece na sede do Ministério Público de Alagoas, no bairro do Poço, das 8 às 17 horas.

O colégio eleitoral é formado por 170 votantes, sendo 17 procuradores e 153 promotores de Justiça – e o MP tem um duodécimo previsto de R$ 62 milhões por ano.

Logo após a apuração dos votos, a lista tríplice será encaminhada ao governador Luís Abílio (PDT) a quem caberá indicar o chefe do MP para o biênio 2007/2008.

Coaracy que é candidato à reeleição foi nomeado em dezembro de 2004 para chefiar o MP alagoano apesar de ter ficado em terceiro lugar na lista dos mais votados.

Na época, sua indicação foi uma surpresa porque anteriormente o nome mais votado sempre era o indicado pelo governador. Sua escolha gerou ainda comentários de que teria acontecido por conta de sua ligação com o vice-governador Luís Abílio e pelo fato de o mais votado ter sido o procurador Lean Araújo, primo do deputado estadual Antônio Albuquerque, que fazia oposição ao governo.

Coaracy é considerado favorito amplo na nova disputa e comenta-se que, mesmo ficando com uma votação abaixo dos outros dois candidatos, dificilmente terá sua recondução à chefia do MP por mais dois anos negada pelo governador Luís Abílio.