Ele é o primeiro, dos 16 navios que aquecerão a temporada no Porto de Maceió.
O navio Grand Mistral, que saiu de Barcelona, na Espanha, direto para o Porto de Maceió, já está na capital alagoana. Ele é o primeiro, dos 16 navios que aquecerão a temporada no Porto de Maceió. Ao todo serão mais de 23 mil turistas e tripulantes (80% são estrangeiros), que atracam na cidade para realizar passeios pelos litorais norte e sul e conhecer a capital alagoana.
Com a invasão dos cinco mil trabalhadores sem terra ontem pela manhã, o desembarque chegou a ser ameaçado. Ontem à tarde, após a confirmação do Incra de acelerar o processo de desapropriação de terras da Usina Agrisa, os trabalhadores decidiram retornar aos acampamentos e assentamentos do interior.
Para melhorar a logística junto aos visitantes, a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) reuniu as secretarias e superintendências municipais como Transporte e Trânsito, Limpeza Urbana, Ação Social e Guarda Municipal, a Fundação Cultural, o Porto de Maceió e agências receptivas.
Os turistas que atracarem no Porto de Maceió vão ser recepcionados com apresentações folclóricas do Estado e quarenta artesãos vão ter oportunidade de vender os seus produtos. Para transportar os turistas há ônibus, microônibus e vans das agências receptivas além dos taxistas.
Um posto de informações turísticas, com mapas e roteiros do Estado, além da distribuição de água-de-coco da Socôco será montado pela Semptur no cais do Porto. A média de permanência dos navios é entre seis e 12 horas. Calcula-se que o gasto médio do turista, com passeio, alimentação e compras, é de R$ 150,00 a R$ 300,00.
A ação conjunta entre as agências de receptivo, Porto de Maceió e as secretarias do município é uma iniciativa da Semptur para atender melhor os turistas dos navios. "Esta ação é também uma promoção para que no próximo ano eles retornem à cidade como nossos hóspedes”, relata Cláudia Pessoa.
Com assessoria