Categorias: Cultura

Maquete do Parque Memorial Quilombo dos Palmares em exposição

Os alagoanos poderão visualizar o projeto do Parque Memorial Quilombo dos Palmares através de uma maquete demonstrativa.

Em homenagem à história da cultura afro-brasileira e a importância do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência e luta pela liberdade, o Governo de Alagoas através da Secretaria Especializada de Defesa e Proteção das Minorias em parceria com o Instituto Magna Mater e a Fundação Cultural Palmares, estão construindo o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, projeto arquitetônico que se localizará na Serra da Barriga no município de União dos Palmares.

A construção do parque recebeu a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da Petrobrás. As obras do Parque estão em andamento, mas antes de conferir o produto final, alagoanos e turistas poderão visualizar os detalhes e apreciar a estrutura que será erguida através de uma maquete demonstrativa.

A maquete foi produzida pela empresa SR Maquete de Recife (PE) e ficará exposta no hall principal do Museu Floriano Peixoto em Maceió durante todo o mês de dezembro, depois segue para União dos Palmares, onde permanecerá na Casa Jorge de Lima até a inauguração, que está prevista para o dia 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação do Racismo e data que se comemora 10 anos de reconhecimento de Zumbi como herói nacional, escrito no livro de tombamento. Posteriormente segue para a sede da Fundação Cultural Palmares em Brasília.

O gestor de responsabilidade social da Petrobrás, Fernando Francisca, representou a instituição patrocinadora em Alagoas nos dias 15 e 16 de novembro. Pela primeira vez no Estado, veio conhecer de perto a estrutura que será montada no platô da Serra da Barriga, além de prestigiar alguns eventos nas comemorações no mês da consciência negra. Segundo ele, "A Petrobrás encorpou no setor de responsabilidade social a questão étnica em suas atuações, e preocupa-se em resgatar a importância do povo afro-brasileiro na própria história do Brasil. Sem sombra de dúvidas, o parque é um marco pela própria luta da resistência, que será eternizada de maneira concreta, tornando-se mais emblemática, um verdadeiro símbolo vivo", declarou o gestor da Petrobrás.

O Parque

A Serra da Barriga encontra-se há 80km da capital alagoana, são 9km de subida e está a 500m acima do nível do mar. O espaço definido para a implantação dos ambientes cenográficos ocupará apenas o Platô, em preocupação com os estudos arqueológicos realizados na região. A maior parte da arquitetura será produzida no formato de pau-a-pique com cobertura vegetal, uma referência da arquitetura africana e valorização da história e costumes do povo palmarino.

A infra-estrutura que está sendo construída é uma das mais modernas e adequadas, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história e cultura afro-brasileira, além de desfrutar de espaços temáticos que serão nomeados com palavras de origem banto e yourubá, terão acesso aos pontos áudio-visuais com música e textos em quatro idiomas, banheiros, mirantes para visualização, lojas, casa de farinha, oca indígena, casa dos santos, palácio Múxima de Palmares (Coração de Palmares) e o restaurante Kúuku-Waana (banquete familiar).

"O memorial será um marco no processo de valorização e aprofundamento das questões étnicas, particularmente os negros no Brasil. Ele também vai permitir o desenvolvimento do turismo, não só de União, mas de Alagoas. O parque vai funcionar todos os dias e não mais será um local que atrai visitantes apenas no 20 de novembro, como acontece atualmente. As pessoas terão acesso livre e diário", afirmou a Secretária das Minorias, Patrícia Mourão.

Os futuros visitantes do Parque, poderão acompanhar as novidades e obter informações sobre o Quilombo dos Palmares, cultura afro-brasileira e o projeto arquitetônico através do site: www.quilombodospalmares.org.br , que foi lançado no último dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra.

Recentes