Categorias: Interior

Incra vai assentar 80 famílias em Cajueiro

O imóvel tem 745 hectares onde serão assentadas cerca de 80 famílias ligadas Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajueiro e ao Movimento para Libertação dos Sem Terra (MLST).

A superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas realizou hoje (01/12/2006) a imissão na posse da fazenda Loango, em Cajueiro, a 71 km de Maceió. O imóvel tem 745 hectares onde serão assentadas cerca de 80 famílias ligadas Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajueiro e ao Movimento para Libertação dos Sem Terra (MLST).

A entrega do documento que passa ao Incra a posse da terra foi realizada com a presença do ouvidor agrário regional, Marcos Bezerra, e dos representantes do MLST e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local. Com a imissão os trabalhadores rurais deixam de ser acampados da reforma agrária e passam a ser assentados. Quando se inicia o projeto de assentamento pode-se viabilizar o recebimento de créditos para fomento, infra-estrutura e as linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O imóvel foi adquirido pelo Incra por meio de desapropriação, no valor de R$ 4,3 milhões, incluindo benfeitorias e terras.

Outros imóveis

Mais dois imóveis na região de Cajueiro estão em processo de seleção para criação de assentamentos. São 336 hectares da fazenda Bom Destino, que beneficiará 35 famílias e 420 hectares da fazenda Flor do Cajueiro, que terá 41 famílias assentadas.