Um concorrido recital, realizado na noite da última sexta-feira, dia 1º, no auditório da Casa da Cultura, deu o ponto final ao concurso Maria das Neves de Poesia, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo e Academia Arapiraquense de Letras e Artes.
Um concorrido recital, realizado na noite da última sexta-feira, dia 1º, no auditório da Casa da Cultura, deu o ponto final ao concurso Maria das Neves de Poesia, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo e Academia Arapiraquense de Letras e Artes. A noite de apresentações contou com a presença da professora Osana Cláudia, filha de Maria das Neves, que agradeceu a homenagem ressaltando a importância da iniciativa que irá resultar na publicação do livro Antologia Poética de Arapiraca.
“Para Além de Jó”, de autoria de Marlon Pereira, foi à poesia vencedora da categoria Aberta. O poeta, que é professor de Língua Portuguesa, também levou o prêmio de melhor declamador, por sua inusitada performance e que arrancou calorosos aplausos da platéia. “Te Amo”, de Emanuella Gomes, estudante da Escola Manuel Lúcio,conquistou o 1º lugar para a classe Estudantil II e também o quesito de melhor declamadora. A premiada de Estudantil I foi “Aves Tristes, Precisamos Mudar Isso”, de Adelaide Pacheco. Nesse item a comissão julgadora garantiu o prêmio de melhor declamador para o radialista Nelson Filho.
Com as inscrições iniciadas em maio deste ano o concurso, que foi dividido nas categorias Estudantil I (1ª a 8ª séries), Estudantil II (Ensino Médio) e Aberta (livre para universitários, escritores e comunidade em geral), contou com a participação de 55 autores e 124 trabalhos poéticos foram apresentados. Quinze trabalhos foram classificados para a noite do recital que contou com a performance de declamadores – autores ou não das poesias selecionadas.
Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas de honra e livros de autores de escritores da terra. Para os três vencedores houve premiação extra, como televisores, aparelhos de DVD, microsystem, máquina digital e bicicleta. Os melhores declamadores levaram para casa um prêmio de R$ 300,00.
Convidados
Durante o recital houve apresentação especial da funcionária pública da Secretaria de Finanças, Edla Pinheiro, que declamou “Onde Andará o Meu Doutor?”. Na seqüência o radialista Zé do Rojão abalou a platéia com “Esmola Para São José”. O secretário de Turismo de Arapiraca, Ronaldo Oliveira também abrilhantou a festa com uma homenagem especial a homenageada do concurso através do poema “Simplesmente das Neves”.
Fonte: Assessoria